A proposta do ex-deputado Elion Vargas, que institui a Política de Melhoria Genética das principais culturas e produtos agrícolas, foi um dos três projetos aprovados na tarde desta terça-feira (24), durante a reunião ordinária da Comissão de Agricultura, de Aqüicultura e Pesca, de Abastecimento e de Reforma Agrária da Assembléia Legislativa do Espírito Santo (Ales).
Participaram dos trabalhos os deputados Atayde Armani (D25), presidente da Comissão, Luciano Pereira (PSB), membro efetivo, e Dary Pagung (PRP), que assumiu a vaga na suplência da Agricultura deixada por Elion Vargas.
As outras duas proposições apreciadas e aprovadas à unanimidade foram o Projeto de Lei Complementar (PLC) n° 001/2008, de autoria do governador Paulo Hartung, que extingue o cargo efetivo de agente administrativo no âmbito do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema); e o PL n° 590/2007, do ex-deputado Elion Vargas, que estabelece normas para utilização dos Parques Estaduais.
Durante a reunião, o presidente do Sindicato Rural Patronal de Viana e Cariacica, Abdo Gomes, falou sobre o centenário da imigração japonesa no Brasil. Gomes explicou aos presentes o trabalho relevante que eles prestaram à agricultura e pecuária em todo o Espírito Santo, e teve o seu discurso elogiado pelo presidente da Comissão.
Atayde Armani anunciou, durante a reunião, a sessão solene promovida pela Comissão de Agricultura em comemoração ao Dia do Agricultor. A solenidade acontece quarta-feira, 6 de agosto, às 15 horas, no Plenário “Dirceu Cardoso” e, na oportunidade, ele comunicou aos membros que eles podem encaminhar à Comissão os nomes de cinco produtores rurais que prestaram serviços relevantes no Estado para serem agraciados com homenagens.

