O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extenção Rural (Incaper) capacita cerca de 500 produtores de leite na 4° Exposição do Agronegócio Sul Capixaba (Exposul), que começa nesta quinta (28) e vai até o próximo domingo (01) no parque de Exposições de Cachoeiro de Itapemirim, das 9 às 22 horas.
O evento busca promover o encontro técnico dos produtores de gado de leite, caprino e ovinos, tanto do Espírito Santo, quanto dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Por meio de atividades teóricas e práticas, os produtores serão instruídos sobre como aprimorar o manejo de sua criação.
De acordo com o engenheiro agrônomo do Incaper e organizador do evento, Paulo Shalders, o intuito principal dos treinamentos será divulgar o gado de raça Girolando e alertar os produtores familiares sobre as vantagens da criação de ovinos e caprinos. “A criação de ovelhas e cabras é interessante para o pequeno produtor porque é uma alternativa para produção de carne e de leite que utiliza menor área de pasto, com maior rentabilidade”, afirma Paulo.
Compondo a programação do evento, no sábado (30), a partir das 9 horas, o Incaper realizará uma excursão técnica à propriedade do frigorífico COFRIL, no município de Muqui, com o objetivo de observar como é feito o manejo do gado leiteiro no local, onde são utilizadas tecnologias de ponta.
O evento oferecerá também exposições de plantas ornamentais e de criações de animais pequenos, como coelhos e pássaros.
Participam da realização do Exposul a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, a Associação de Produtores e Criadores do Espírito Santo (Acepes), o Incaper, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e a Associação de criadores de Caprinos e Ovinos do Espírito Santo.

