A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (Seag) participou, na manhã desta sexta-feira (16), do Seminário Ambiental com Foco na Sustentabilidade do Extremo Norte Capixaba – Mercado Ambiental e o Setor do Agronegócio, realizado em Conceição da Barra. O evento contou com uma palestra do secretário César Colnago, que abordou o tema “Expansão do agronegócio e as questões de natureza ambiental e social no Extremo Norte Capixaba”.
O encontro reuniu agricultores, empresários, ambientalistas, estudantes e profissionais do setor, que discutiram os impactos sociais, econômicos e ambientais causados pela expansão do agronegócio nos oito municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Rural Sustentável do Extremo Norte (Prodnorte). As cidades têm em comum um baixo crescimento econômico e decidiram criar o Consórcio para juntas lutar por melhorias.
O secretário César Colnago apresentou os aspectos naturais da região e os principais desafios, dentre os quais estão a ampliação da cobertura florestal, a criação de unidades de conservação e a proteção de nascentes e mananciais. Também foram discutidas questões ligadas à agricultura familiar e as populações tradicionais, estratégias das políticas públicas regionais e tendência da agricultura regional.
“Há 38 anos atrás quase 80% da população da região era rural, agora são apenas 36%. As diretrizes da política da Seag tentam reverter esse quadro, através de investimentos e geração de oportunidade ao homem e ao jovem do Campo”, afirmou César.
Para o secretário, a parceria entre o Governo Estadual e o poder local viabiliza o investimento em obras. “Muitos objetivos traçados pelo Prodnorte fazem parte do Novo Pedeag, que será um norte de orientação, nossa idéia é fazer cada vez mais parcerias com as prefeituras”, disse.
Caminhada
Dentro da programação, acontece neste sábado (17) a 1ª Caminhada Ecológica de Conceição da Barra, que levará os participantes até o entorno do Parque Municipal de Itaúnas em uma Maria Fumaça. A saída será na praça principal da cidade às 8 horas.

