1º Debate Agro reúne produtores, técnicos e lideranças rurais em Linhares

0

Produtores rurais, técnicos do setor agropecuário e lideranças participaram, na noite desta quarta-feira (10), da primeira edição do Debate Agro, realizado no auditório do Hotel Arezzu, no centro de Linhares, pela Campo Vivo Comunicações. 85 pessoas compareceram ao encontro que abordou o Novo Código Florestal e pagamento por serviços ambientais.

O biólogo, mestre em ecologia, do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema), Fabiano Novelli, foi o primeiro palestrante do encontro e apresentou o Programa Reflorestar do governo estadual, que objetiva manter, recuperar e ampliar a cobertura florestal, com geração de oportunidades e renda para o produtor rural, através da adoção de práticas de uso amigável dos solos do estado do Espírito Santo. “Temos formas de apoio aos produtores contemplados pelo programa. O incentivo para a recuperação da cobertura florestal através de recurso para cobrir despesas de implantação das práticas estimuladas e o pagamento por Serviços Ambientais com o reconhecimento dos serviços ambientais gerados pelas práticas mantidas”, explicou Novelli, mostrando modelos de pagamentos de acordo com a realidade da propriedade.

O segundo tema abordado no encontro, o novo Código Florestal, foi apresentado pelo advogado, especialista em direito ambiental, Lucas Scaramussa. O tema causou grande interesse no público presente pela complexidade e necessidade de entendimento. Durante a apresentação, Scaramussa foi taxativo em relação a falta de definição do governo federal em alguns pontos do Código. “O produtor não está inadimplente com nenhum cadastro até o momento, mas sim o governo que ainda não implantou o sistema nacional que irá abrigar esses dados. Precisamos desse decreto primeiro para depois o prazo começar a valer para o cadastro ambiental rural”, destacou.

Ao final das palestras, produtores e técnicos presentes questionaram pontos abordados e contribuíram para o debate do setor agropecuário proporcionando avanços no conhecimento dos temas. A primeira edição do Debate Agro teve patrocínio da Lipetral e Laticínios Colatina/Produtos Quero Quero, e apoio do Sindicato Rural de Linhares, Rádio Globo Linhares, Ceplac, Acal, APL, Brapex, Coopbores, Aqualin e VW Treinamentos.

Lideranças presentes destacaram a importância do encontro

“Esse é um momento que podemos debater assuntos que afetam nosso dia-dia. Tivemos ótimas palestras e um público muito interessado” – Antonio Roberte Bourguignon, presidente do Sindicato Rural de Linhares

“O setor rural teve uma ótima oportunidade para se atualizar de temas essenciais atualmente” – Maurício Antonio Buffon, presidente da Associação dos Cacauicultores de Linhares (Acal)

“Temos que continuar a reunir os atores da agropecuária regional para trocas de experiência e debates saudáveis” – Emir de Macedo Gomes Filho, presidente da Cooperativa dos Produtores de Cacau (Coopercau)

“A Ceplac esteve presente neste encontro pois estamos envolvidos diretamente com os assuntos debatidos. O Debate Agro proporcionou avanços em pontos importantes da cacauicltura regional” –  Elpídio Francisco Neto, gerente da Ceplac no ES

“Parabéns aos organizadores do encontro. Estamos sempre apoiando momentos como esse que possibilitam melhorias para o agricultor linharense” – José Roberto Macedo Fontes, secretário de agricultura de Linhares

Redação Campo Vivo

Compartilhar:

Deixar um Comentário