As ações e projetos que serão implantados para o setor agropecuário de Linhares foram apresentados pela Secretaria Municipal de Agricultura na manhã dessa segunda-feira (10). O evento reuniu representantes do setor, empresários e produtores do município. Um dos objetivos do “Plano Agro Linhares” é melhorar a produtividade no campo. Para isso, os projetos foram baseados em três diretrizes que vão nortear as ações apresentadas: recursos naturais, que pretende melhorar a oferta hídrica para a produção agrícola; produtividade e qualidade; e agregar valor ao que é produzido no município.
Os projetos previstos no plano vão desde a construção de barragens e caixas secas até o incentivo a produção da agroindústria. O secretário municipal de agricultura, Franco Fiorot, disse que as ações baseadas nessas três diretrizes são para garantir a renda apara o produtor rural, que tem enfrentado o período de estiagem nos últimos anos.
“Estamos bastante otimistas de que iremos conseguir, com essas ações, ter resultados positivos e gerar mais riquezas para o nosso segmento”, disse.
No lançamento do plano, foram assinados protocolos de parceria entre a prefeitura de Linhares, o Incaper, a Ceplac e o Crea/ES para que todas as ações apresentadas se concretizem. Segundo Franco, além desses, há outros convênios previstos para serem firmados e com isso as ações serão concretizadas.
“As parcerias são importantes para que a gente possa desenvolver essas ações, principalmente o diagnostico agropecuário que será feito em parceria com o Crea, vai facilitar a tomada de decisão em relação as políticas públicas. E temos várias outras que estão sendo alinhadas com Sebrae e a OCB/ES e assim vamos colocar em pratica as outras propostas que foram apresentadas hoje”, esclarece.
O diretor técnico do Incaper disse que as ações previstas no plano estão de acordo com a demanda dos produtores e que Linhares tem grande potencial agrícola para o cenário nacional.
“O plano é para trabalhar corretamente nos próximos quatro anos baseado no que os produtores e comunidades querem. É uma atitude pioneira dentro do estado e Linhares tem um grande potencial agrícola para competir no cenário nacional”, disse.
Já o presidente do Idaf, José Maria de Abreu Júnior, destacou a parceria entre poder público, produtores e sociedade para que a agricultura avance.
“Precisamos saber onde estamos e onde queremos chegar. Um plano como esse ajuda muito a mapear e como está o setor agropecuário e onde precisa melhorar. Foi uma demonstração de que o poder público sozinho não faz nada. Temos que juntar com a sociedade e produtores para avançar e não posso deixar de registrar o quanto a agricultura de Linhares é importante para a economia do Espírito Santo”, enfatizou.
O Plano Agro Linhares também será apresentado para os produtores nos distritos do município no decorrer do mês de abril.
Redação Campo Vivo