Os servidores do Incaper iniciaram nesta quarta-feira, 1º de junho, uma greve geral por tempo indeterminado afetando todos os escritórios regionais e a sede do Instituto em Vitória.
Uma das principais reivindicações é a correção imediata das perdas salariais, em função do desgaste inflacionário, que já somam mais de 20% após a correção de abril de 2014 e a revisão da tabela salarial da categoria.
No primeiro dia de greve, os servidores participaram do Apagão dos Serviços Públicos, com atos e manifestações nos locais de trabalho.
No último dia 30, trabalhadores do Incaper da unidade de Pinheiros, também fizeram um ato durante a inauguração da Barragem Itauninhas, onde estavam o governador Hartung, o secretário de Agricultura, Octaciano Neto e o presidente do Incaper, Marcelo Suzart de Almeida. Vestidos de camisas amarelas, protestaram com faixas, aproveitando o momento também para manifestarem sua indignação às autoridades e população local que estavam presentes.
Em reunião com representantes do governo, não houve avanço na pauta de reivindicações da categoria, mantendo assim o movimento por tempo indeterminado.
Apesar das negativas do governo aos servidores, o Estado aumentou seu orçamento de 2015 para 2016 em R$ 2 bilhões e desonerou vários empreendimentos no valor de R$ 1 bilhão (amplamente noticiado no Estado).
SindiPúblicos