Diagnóstico agropecuário deve auxiliar na definição de políticas públicas para o setor em Linhares

0
diagnóstico rural linharesA secretaria de agricultura de Linhares realizou a primeira reunião com instituições parceiras para iniciar o Diagnóstico Agropecuário do município. A ação é inovadora e pretende conhecer e manter dados atuais e precisos do setor por meio de um Núcleo de Informações Agropecuárias dentro da secretaria. A ação é fruto de cooperação com o CREA/ES e parceria com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Projagro/Ceunes, Escola Família Agricola, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Sociedade dos Engenheiros Agrônomos.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot, a parceria com as instituições parceiras é um trabalho inovador no município e vai auxiliar na realização de políticas públicas para o setor. “Apresentamos um Plano Agro Linhares que consiste em várias ações, que pretendemos desenvolver para dar um suporte para o agricultor, para que possa produzir com segurança e ter a geração de renda e emprego. Com o diagnóstico agropecuário pretendemos mapear a realidade do nosso município, conhecer cada distrito, o que cada um produz, a quantidade, o perfil. Então, várias ações que foram apresentadas no plano vão ser direcionadas de acordo com esse estudo”, pondera.
O objetivo do diagnóstico é para conhecer a situação da agropecuária, fazer um levantamento dos dados cadastrais dos produtores rurais, da propriedade, dos conjuntos de irrigação, dos barramentos existentes, das atividades produtividades da propriedade e uma avaliação de adequação ambiental da propriedade rural.  “A parceria é para atender melhor o agricultor, o homem do campo. Vai auxiliar para melhorar a produtividade, agregar valor de mercado e gerar mais emprego e renda para o município”, destacou.
Secom PML

 

Compartilhar:

Deixar um Comentário