Capixaba é eleito presidente da Associação das Organizações de Produtores Fairtrade do Brasil

0

O presidente da Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Espírito Santo (Cafesul), Carlos Renato Alvarenga Theodoro,  foi eleito o novo presidente da BRFair, a Associação das Organizações de Produtores Fairtrade do Brasil. A entidade tem como objetivo reunir e representar as organizações de pequenos produtores e Comércio Justo do Brasil. A eleição aconteceu no último dia 17 de janeiro.

O presidente da Cooperativa afirma que a função da instituição é mais voltada para questões institucionais e políticas, fazendo de articulações nacionais e internacionais com as entidades já filiadas à BRFair.

“Com isso o trabalho da Cafesul terá mais visibilidade, inclusive já estamos trabalhando nossa marca de café, já que montamos no final do ano passado a nossa torrefação. A ideia é que nosso café saia com o selo Fair Trade, oferecendo assim um diferencial ao nosso consumidor final e levará um benefício enorme também aos cooperados. Tudo que se agrega à produção acarreta um valor maior para o produtor. É uma satisfação enorme estar assumindo essa responsabilidade e pretendo colocar o Cooperativismo Capixaba em evidência em nível nacional”, concluiu.

O analista de Mercado do Sistema OCB/ES, Alexandre Ferreira, enalteceu o trabalho de Renato e da Cafesul no Espírito Santo.

“É um trabalho diferenciado, pois sabemos que as certificações internacionais tem critérios bastante rigorosos, e a Cafesul vem se destacando quando o assunto é o “Fair Trade” (Comércio Justo) há alguns anos e com isso tem conquistado um diferencial muito grande para o produtor”, disse.

“Quero também afirmar a competência do presidente à frente da BRFair, pois tenho certeza que ele irá trazer as discussões que são inerentes ao processo de certificação, que muitas vezes encontramos alguns entraves. E a outra questão é o mercado. A presença de um capixaba liderando uma entidade desse porte em nível nacional, com certeza trará bons resultados de mercado para a nossa agricultura, para o nosso pequeno produtor que faz parte da certificação”, finalizou.

A BRFair

Atualmente a BRFair representa organizações certificadas com o selo Fair Trade do café e também de Suco de Fruta, Mel, Castanha, Soja e Uva para vinho. Além disso, a maioria delas também possui o selo da agricultura familiar brasileira. A BRFAIR é um membro da CLAC e sua missão principal é apoiar, fortalecer e desenvolver as Organizações de Pequenos Produtores de Comércio Justo no país, assim como sensibilizar a população e divulgar os conceitos, valores e princípios do movimento mundial do Comércio Justo.

Importância do selo

O presidente da Cafesul disse que a certificação surgiu de uma necessidade de se diferenciar no mercado de café, visto que tinham uma concorrência muito forte de compradores e atravessadores em sua região.

“Ela só poderia ser feita de forma coletiva, por isso foi realizada por meio da cooperativa. Em um determinado momento fizemos um Planejamento Estratégico em que definimos que o nosso foco seria em Cafés Certificados e Especiais. Além disso, desenvolvemos um trabalho com qualidade de café há seis anos e temos conseguido resultados expressivos em nossos Concursos de Qualidade com Cafés Conilon Especiais com notas acima de 80 pontos. Com a certificação a Cafesul mudou de patamar no mercado de café, sendo hoje reconhecida na nossa região como referência em Qualidade e Sustentabilidade. Esta certificação abriu portas para que buscássemos parceiros para os diversos projetos que desenvolvemos”, disse.

Os cooperados

Os cooperados receberam muito bem a ideia do projeto, visto que o processo de certificação só trouxe benefícios para eles. Eles receberam melhores preços para o café, melhoraram as condições ambientais nas propriedades, e, com o uso de EPI´s e a diminuição no uso de agrotóxicos, tiveram uma melhor proteção da sua saúde. Eles também foram estimulados a produzir cafés de qualidade superior como mais uma alternativa de melhoria de renda.

Redação Campo Vivo com informações da OCB/ES

Compartilhar:

Deixar um Comentário