A pavimentação da estrada rural que liga os distritos de Santo Antônio do Muqui a Conceição do Muqui, na cidade de Mimoso do Sul, região Sul capixaba, entrou na reta final de obras. O trecho – que vai facilitar o deslocamento da população que mora no local e ajudar no escoamento da produção agrícola – recebeu, na tarde desta quarta-feira (31), a visita do governador Paulo Hartung, do secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, além de lideranças estaduais e municipais.
A comitiva partiu do distrito de Conceição do Muqui e percorreu o trecho de carro para inspecionar o andamento das obras. O trecho possui 13,06 quilômetros e terá um investimento de R$ 7,9 milhões para a pavimentação. Atualmente, a obra está com mais de 85% concluída, faltando para a conclusão a detonação de uma rocha, estudo florístico e ambiental, terraplanagem e pavimentação de cerca de um quilômetro. As intervenções foram paralisadas em novembro de 2014 e retomadas em novembro de 2015. A previsão é de que esteja pronta no segundo semestre deste ano.
O governador Paulo Hartung ressaltou que a melhoria da rodovia tem como objetivo dar mais segurança ao transporte na região, além de auxiliar no escoamento de produtos da região. “Com essa obra vocês terão mais segurança e tranquilidade”, comentou.
O secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, afirmou que a obra, além de ajudar na produção agrícola da região, vai incentivar o agroturismo. “Essa obra vai beneficiar os mais de 5 mil moradores do distrito de Conceição do Muqui, melhorando o escoamento da produção de café, que é seu principal produto, além de também estimular o turismo da região. O trecho está na reta final de pavimentação e em breve será entregue”, afirmou o secretário.
Programa Caminhos do Campo
O Programa de Pavimentação de Estradas Rurais e Municipais é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). O projeto pretende adequar e revestir estradas rurais capixabas, priorizando as áreas de maior concentração de agricultura familiar com o objetivo de melhorar o escoamento da produção e reduzir os custos e as perdas dos produtos perecíveis. Além disso, o programa deseja facilitar a mobilidade da comunidade, aumentar o fluxo de visitantes no meio rural e colaborar com o desenvolvimento do agroturismo.
As obras foram paralisadas em 2014 e retomadas em 2015. O objetivo é concluir a pavimentação asfáltica de 26 trechos de estradas rurais até o final de 2018. Desde o início do programa, em 2003, foram pavimentados mais de 1.000 quilômetros de estradas.