A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa começa nesta quarta-feira (1) e segue até o dia 30 de novembro. Todos os bovinos e bubalinos, independente da idade, devem ser vacinados contra a doença. Segundo o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo, que coordena a campanha no estado, cerca de 2 milhões de animais devem ser imunizados nessa segunda etapa da campanha.
Em todo o estado, são cerca de 32 mil pecuaristas que deverão vacinar e comprovar que a imunização dos animais foi feita. O prazo para a comprovação pela internet é o dia 30 de novembro. Já a comprovação nos escritórios locais do Idaf, o prazo é o dia 10 de novembro. Para a comprovação on-line é preciso comparecer previamente ao escritório do Instituto para obter login e senha de acesso ao Siapec, caso ainda não possua.
Na primeira etapa da campanha, que aconteceu no mês de maio deste ano, o Espírito Santo registrou o índice de 97,22% de comprovação de vacinação, que contemplou animais com até dois anos de idade. O percentual corresponde à comprovação da vacinação de aproximadamente 603 mil animais em todo o Estado.
Atualização do rebanho
Durante a campanha, os produtores também devem informar os nascimentos e as mortes de animais ocorridos na propriedade desde a última atualização do rebanho. O registro pode ser feito no escritório do Idaf ou pela internet por meio do Sistema de Integração Agropecuária (Siapec).