Profissionais se preparam para campanha de vacinação contra febre aftosa

0

Aftosa 2013.jpgOs médicos veterinários, técnicos agrícolas e servidores administrativos do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) já estão sendo capacitados para a próxima etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa que será realizada em novembro. Nesta quinta-feira (06) foi a vez da equipe de Cachoeiro de Itapemirim receber as orientações.

Segundo o coordenador no Idaf do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, José Dias Porto Júnior, esses encontros são fundamentais para alinhar os procedimentos. “Para esta etapa, especificamente, também houve algumas mudanças na comprovação online da vacinação e algumas alterações nos trâmites internos, por isso, estamos nos reunindo com todos os profissionais envolvidos nesta atividade para que durante a campanha tudo saia conforme programado”, explicou Porto Júnior.

Na ocasião, os servidores também foram orientados sobre o Sistema de Integração Agropecuária (Siapec), utilizado para comprovar a vacinação, e o Open Transit, ferramenta utilizada pelas barreiras sanitárias do Idaf.

A reunião também foi realizada em Nova Venécia e Colatina na última terça (04) e quarta-feira (05), respectivamente. Na sexta (07) o encontro acontecerá com as equipes de Cariacica.

Comprove online

A partir desta etapa, os produtores interessados em realizar a comprovação da vacinação pela internet deverão ter login e senha para acesso ao Sistema de Integração Agropecuária (Siapec). Aqueles que ainda não dispõem desses dados, deverão comparecer a um dos escritórios do Idaf, munido dos documentos pessoais, para fazer a solicitação.

Campanhas de vacinação

Conforme preconização do Ministério da Agricultura para todo o país, as campanhas de vacinação contra febre aftosa acontecem em períodos específicos nos Estados. No Espírito Santo, a primeira etapa ocorre durante o mês de maio, quando devem ser vacinados os bovinos e bubalinos com até dois anos de idade. A segunda etapa, em novembro, envolve todos os bovinos e bubalinos, independente da faixa etária.

Francine Castro

Compartilhar:

Deixar um Comentário