Mais opções para apreciadores da carne de cordeiro no ES

0
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Saborosa, nutritiva e com menor teor de gordura se comparada à carne bovina. Com tantas vantagens, a carne de cordeiro tem se tornado uma boa opção para os consumidores.

Para fomentar o crescimento do consumo do produto entre os capixabas, a Associação de Criadores de Ovinos e Caprinos do Espírito Santo – ACCOES lançou o selo “Cordeiro Capixaba”, que traz em sua marca o nome e endereço do criatório de origem do animal, proporcionando segurança alimentar (por meio de produtos inspecionados) e garantindo um corte de qualidade na mesa do consumidor. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com o Sebrae.

“A Associação está com uma nova proposta de planejamento estratégico e um dos pontos que está sendo trabalhado é a abertura de mercado. Ao todo, temos 54 associados distribuídos pelo Estado, e todos estão produzindo para atender a atual demanda e ampliá-la”, afirma Neuzedino Alves Victor de Assis, presidente da ACCOES.

Todos os meses, os associados se reúnem e enviam animais para o abate. No último, realizado no fim de maio, foram 143 cordeiros cujos cortes já saíram do frigorífico com o selo “Cordeiro Capixaba”.

Um dos criatórios que utilizam a marca é o Terras de Guará, fazenda localizada no município de Guarapari que é referência nacional em genética Dorper e White Dorper. Para o fornecimento de carne, o empresário Zezinho Boechat trabalha com animais ½ sangue (a partir do cruzamento das raças Santa Inês e Dorper), o que possibilita ter um cordeiro precoce (na faixa de 36 kg vivo, rendendo 17 kg de carcaça), com pernil carnudo, carne com menor teor de gordura entranhada e osso muito fino – o que faz com que uma peça com o mesmo peso tenha maior volume de carne.

Em média, o criador envia para o frigorífico Zucolotto, em Viana, 30 animais por mês. “Os cordeiros são abatidos com aproximadamente 120 dias, o que garante o sabor e maciez da carne. É um produto diferenciado, para os apreciadores da carne de cordeiro, mas que está chegando ao mercado com cada vez mais facilidade e preço justo, com o objetivo de ampliar o consumo entre os capixabas”, destaca Zezinho Boechat.

Comercialização

Os produtos com o selo “Cordeiro Capixaba” podem ser encontrados em alguns pontos da Grande Vitória. Entre eles, está o mercado Vila Fruti, em Vila Velha. Quem também trabalha com o cordeiro certificado é a Churrascaria Gramado, na Praia da Costa, que oferece os cortes em seu cardápio.

Para o consumidor final, outra opção é o kit com diferentes cortes de cordeiro. Acondicionado em uma caixa térmica, o kit contém: 1 lombo, 1 costela, 1 paleta fatiada, 1 pernil fatiado, 1 pescoço fatiado, 1 Short Rack e 1 French Rack, totalizando aproximadamente de 7 a 8 kg. O pedido poderá ser feito por telefone (27 3328-2928), com a facilidade da entrega sem custo adicional para os municípios de Vitória, Vila Velha e Serra.

O preço médio da carne de cordeiro tanto na venda do kit quanto na comercialização dos mercados gira em torno R$ 40,00/kg.

Campo Vivo com informações de assessoria

Compartilhar:

Deixar um Comentário