O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) apreendeu, na última terça-feira (26), mais de 12 mil quilos de produtos de origem animal, entre carnes e queijos, em condições irregulares. Os produtos estavam com a data de validade vencida e alguns, inclusive, com indícios de alteração na data original identificada na embalagem. O estabelecimento fica localizado em Cariacica.
O médico veterinário do Idaf Agostinho Sergio Scofano explicou que se trata de um entreposto registrado no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), que recebia os produtos processados para revenda. “Os alimentos estavam vencidos e alguns já apresentavam odor diferenciado. Por isso, foram todos encaminhados para destruição em graxaria. Esse trabalho de reinspeção realizado pela fiscalização é fundamental para verificar a adoção das práticas higiênico-sanitárias dos produtos que irão para a mesa da população”, alertou Scofano.
O responsável pelo estabelecimento foi multado e teve toda sua carga destruída.
Todo produto de origem animal, como carne, peixes, queijos, entre outros, deve, obrigatoriamente, ser registrado no Serviço de Inspeção Oficial, que pode ser municipal (SIM), estadual (SIE) ou federal (SIF).
Ao adquirir produtos de origem animal, o consumidor deve ficar atento à data de validade e também à presença do carimbo do serviço de inspeção nas embalagens. “É importante observar ainda se não há sinais de alteração tanto na embalagem quanto na indicação do prazo de validade”, complementou o médico veterinário do Instituto.
Idaf