Incaper irá receber novas estações meteorológicas no Norte e Sul do Estado e na Grande Vitória

0
Foto: Tatiana Caus/Incaper

Foto: Tatiana Caus/Incaper

A equipe do Sistema de Informações Meteorológicas do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), vai ampliar sua rede, com a instalação de quatro novas estações meteorológicas automáticas. Elas serão distribuídas para Ecoporanga e Marilândia, no Norte do Estado; Venda Nova, no Sul; e Grande Vitória.

A equipe se reuniu nesta quinta-feira (20) com o gerente da Rede de Estações Meteorológicas do INMET, Edmundo Wallace Monteiro Lucas, para definir quais seriam os municípios contemplados com os equipamentos. O gerente do INMET explicou que o instituto está ampliando a sua rede de estações automáticas por todo o Brasil. “Entre as nossas premissas estão aumentar a qualidade do monitoramento meteorológico no Estado, avançar a parceria com a instituição, disponibilizar o melhor serviço de tempo e clima para o usuário final e transferir tecnologia para os servidores na manutenção e no funcionamento das estações. Esta visita busca também discutir e aprimorar o intercâmbio de dados entre as instituições por meio de uma cooperação técnica”, disse.

De acordo com o Engenheiro Agrícola e coordenador do Sistema de Informações Meteorológicas do Incaper, José Geraldo Ferreira, a seleção dos municípios partiu dos critérios técnicos definidos para otimizar a rede de estações meteorológicas das duas instituições no Estado do Espírito Santo.

Segundo José Geraldo, essa é mais uma ação de extrema importância neste momento que o Estado vivencia uma crise hídrica pela falta das chuvas. “A nossa rede será ampliada e teremos mais precisão das informações durante o  monitoramento”, ressaltou.

Tatiana Caus

Compartilhar:

Deixar um Comentário