Estudantes de Jerônimo Monteiro recebem orientações sobre Cadastro Ambiental

0
Foto: Idaf

Foto: Idaf

Alunos do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jerônimo Monteiro participaram de palestra sobre o novo Código Florestal Brasileiro e a importância do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Os temas foram apresentados pelo técnico do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Filipe Barbosa Martins, nessa quarta-feira (06), como parte do projeto “Córrego Cristal: Conhecendo e Preservando”, desenvolvido pela escola.

O CAR é uma exigência do novo Código Florestal, obrigatório para todos os imóveis rurais (propriedades ou posses), sendo pré-requisito para a emissão de licenciamento ambiental, venda ou transferência da propriedade, acesso a crédito rural e outras atividades ou autorizações. Por meio dessa ferramenta, será possível mapear as Áreas de Preservação Permanente (APP) que precisam ser recuperadas, bem como delimitar a preservação das áreas de Reserva Legal.

Segundo Filipe, a caracterização da região é fundamental para que ações como reflorestamentos e práticas agrícolas sustentáveis sejam desenvolvidas. “Esta será mais uma maneira de contribuir para a preservação do Córrego Cristal, principal ponto de captação de água para o abastecimento do município de Jerônimo Monteiro. É muito importante que os alunos tenham conhecimento sobre essas exigências legais e compartilhem isso com suas famílias”, disse Filipe.

Francine Castro

Compartilhar:

Deixar um Comentário