CAR: Espírito Santo inicia trabalho para ampliar quantidade de imóveis inscritos

0
Empresa terceirizada realizará o Cadastro de propriedades e posses rurais de até quatro módulos fiscais
O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) deu início às atividades do contrato com a empresa terceirizada, que realizará o Cadastro Ambiental Rural (CAR) de propriedades e posses rurais de até quatro módulos fiscais no Estado.
Segundo o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, a estimativa é de que cerca de 59 mil imóveis sejam cadastrados até o final do contrato, que terá vigência até novembro de 2021. “A empresa realizará o cadastro gratuitamente para todas as propriedades de até quatro módulos fiscais, que representam 90% dos imóveis do Estado”, explicou Louzada.
A empresa Hominus foi contratada no âmbito do projeto CAR – ES, que tem como objetivo geral apoiar a implementação do CAR no Espírito Santo com recursos do “Fundo Amazônia”, por meio de colaboração financeira junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

Segundo o subgerente de Controle Florestal do Idaf, Fabricio Zanzarini, a empresa fará o cadastro atendendo proprietários e posseiros em todas as regiões do estado no decorrer do período do contrato. “O atendimento será realizado em postos fixos nas sedes dos municípios e em mutirões nas zonas rurais, bem como em visita às propriedades que ainda não se cadastraram.”, afirmou Zanzarini.

CAR

O Cadastro Ambiental Rural é um registro público eletrônico de âmbito nacional obrigatório, que serve como base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico, e o combate ao desmatamento. O cadastro integra as informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes às Áreas de Preservação Permanente (APP), de uso restrito, da Reserva Legal, de remanescentes de florestas e demais formas de vegetação nativa, e das áreas consolidadas.

O módulo fiscal é a unidade de medida, em hectares, cujo valor é fixado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para cada município.

Governo do ES

Compartilhar:

Deixar um Comentário