Sistema agroflorestal será implantado em assentamento de Viana

0

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) lançou, nesta quinta-feira (1º), um Projeto de Desenvolvimento Agrícola, no Assentamento Santa Clara, em Viana, em parceria com a Prefeitura. O objetivo é a implantação de 8 hectares de sistemas agroflorestais.

O Assentamento existe há 13 anos e possui 201 hectares. Das 31 famílias que moram no local, 8 passaram por uma análise de aptidão agrícola e foi constatado que elas estavam aptas para receberem o sistema agroflorestal. “Percebemos que o assentamento tem terras férteis que não estavam sendo aproveitadas corretamente. Analisamos e fizemos o projeto adequado para a realidade das famílias”, disse o extensionista Ederaldo Panceri Flegler.

Serão plantadas 7 mil mudas de banana, entre elas 2 variedades desenvolvidas e recomendadas pelo Incaper: a Japira e a banana Vitória. Depois da implantação do bananal, serão plantadas 8 mil mudas de cacau e 3 mil de Palmeira Juçara.

O extensionista ainda destacou a importância da parceria com a Prefeitura Municipal de Viana. “A prefeitura abriu estradas onde precisava e doou 40 toneladas de composto orgânico das 200 que vão ser utilizadas no projeto. Esse composto é da Usina de Compostagem implantada na Fazenda Experimental do Incaper em Viana em parceria com a Real Café e a Prefeitura Municipal. Estamos começando um trabalho de organização social com esses assentados agregando valor e geração de renda para as famílias”, salientou Ederaldo.

Marcelo Rodrigues de Aguiar chegou ao assentamento há dois anos e vê com bons olhos a iniciativa do Incaper. “Pra nós é um momento muito importante. Sofremos muito durante todo ano e esse projeto veio para dar uma injeção de ânimo. Vamos produzir cada vez melhor”, disse.

Próximos passos

O escritório local do Incaper em Viana vai realizar uma excursão técnica sobre plantio de cacau.

Compartilhar:

Deixar um Comentário