Visita técnica ao Pará traz novas perspectivas para a Cacauicultura no Estado

0
Foto: Incaper

Foto: Incaper

Com o objetivo de aprimorar a difusão de técnicas para o processo de produção relacionado ao cultivo do cacau, mais de 20 capixabas estão em uma visita técnica ao Estado do Pará, a fim de conhecer de perto os trabalhos da Cooperativa Agrícola Mista de Tome-Açu (CAMTA), que é referência mundial em Sistemas Agroflorestais (SAF’s).

Entre os participantes estão o diretor técnico do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Mauro Rossoni Junior, agricultores familiares, médios e pequenos produtores, representantes do Sebrae, da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

De acordo com Mauro Rossoni, a CAMTA produz frutas de tipos variados, geleias e até adubos orgânicos, além de ter um modelo organizado de comercialização dos grãos de cacau e produção de amêndoas, com expectativas de venda de chocolate para o Japão.

O objetivo principal é difundir as novas informações visando alavancar a produção cacaueira, sob novas alternativas de busca de qualidade e agregação de valor à produção para a Cooperativa dos Produtores de Cacau do Estado do Espírito Santo (Coopercau), em Linhares, junto à Associação dos Cacauicultores de Linhares (Acal), que produz cacau nas margens da Bacia do Rio Doce, paralelo aos trabalhos da Ceplac.

Na oportunidade, todos puderam conhecer outras alternativas de venda, comercialização e agregação de valor aos produtos. Para exemplificar, Rossoni citou que, atualmente, a CAMTA está verticalizando a produção dos cooperados, porque não existe só a venda da matéria-prima ou de commodities.

O Espírito Santo é o quarto maior produtor da fruta, sendo que a cacauicultura ocupa uma área aproximada de 23 mil hectares, em mais de 25 municípios, sendo Linhares o maior produtor estadual, com mais de 87% da área total.

“Momentos assim contribuem para novas transições no modelo de produção do cacau, com técnicas mais atualizadas, em um mercado que é promissor. A viagem veio para contribuir neste processo”, reforçou Mauro.

Novas agendas

Além disso, nesta sexta-feira (11), o vice-governador do Estado, César Colnago, também vai ao Pará participar das discussões sobre as persepectivas para o tema em questão. Também será programada outra visita técnica à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater).

Tatiana Caus

Compartilhar:

Deixar um Comentário