Mamão/Cepea: Exportações são praticamente estáveis em setembro

0

De acordo com exportadores, demanda internacional até esteve positiva, mas alguns fatores limitaram os envios no mês

Diferentemente da expectativa anterior, de incremento, as exportações brasileiras de mamão praticamente se estabilizaram em setembro. Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o volume exportado da fruta foi de 3,97 mil toneladas, quantidade 1% inferior à de agosto. A receita, em dólar, foi de US$ 3,84 milhões (FOB), queda de 2% na mesma comparação.

De acordo com exportadores consultados pelo Hortifruti/Cepea, a demanda internacional até esteve positiva, mas alguns fatores limitaram os envios no mês, como a menor oferta de fruta, sobretudo de formosa; seus preços atrativos no mercado interno; e a qualidade, afetada pela presença de manchas fisiológicas.

Naquele mês, os principais países compradores do mamão nacional foram: Portugal (com 22% do total dos envios), Espanha (15%), Reino Unido (15%), Argentina (12%) e Alemanha (12%).

PERSPECTIVAS – Como perspectiva para outubro, espera-se que os envios fiquem em patamares positivos, diante da boa demanda, sobretudo europeia, e da melhora na qualidade da fruta. Porém, a oferta ainda controlada poderá impedir grandes movimentações.

Cepea

Compartilhar:

Deixar um Comentário