Estudo avalia o uso da casca de cacau como volumoso na alimentação de bovinos

0

Uma pesquisadora do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizou um estudo para avaliar os efeitos da utilização da casca do cacau como parte integrante da alimentação de bovinos na época seca do ano. A zootecnista e doutora em nutrição e alimentação animal Mércia Regina Pereira de Figueiredo conduziu o estudo.

“A pesquisa foi visa oferecer uma alternativa alimentar para a suplementação animal na época seca do ano, através do uso de coprodutos regionais, como a casca de cacau. Os coprodutos são normalmente descartados ou utilizados na adubação da lavoura, mas com os resultados da pesquisa, observamos que o coproduto do cacau pode ser fornecido aos bovinos como parte do volumoso, desde que a dieta seja balanceada de acordo com a categoria e exigência animal”, explicou a pesquisadora.

Mércia ainda explica que em alguns municípios do estado, tem um volume considerável de coproduto do cacau e muitos produtores de leite e carne também possuem lavoura de cacau.

“Assim, quando houver escassez de alimento, como por exemplo na época seca do ano, a casca de cacau poderá ser utilizada na alimentação dos animais, contribuindo para a manutenção de produções estáveis, possibilitando a integração dos sistemas produtivos e fomentando a sustentabilidade da atividade pecuária”, disse.

Contudo, é importante destacar que o coproduto do cacau não deve ser fornecido aos animais como volumoso único, mas sim como parte de uma dieta equilibrada.

O estudo avaliou o efeito da substituição do feno de tifton por inclusões crescentes do coproduto (casca) do cacau (0, 8, 16, 24% da matéria seca) sobre o consumo, a digestibilidade dos nutrientes e o balanço proteico das dietas. Foram utilizadas16 novilhas leiteiras mestiças Holstein x Gir, com peso médio de (363,0 ± 27,7 Kg).

O estudo

O estudo foi realizado em Florestal, Minas Gerais, onde a média anual das temperaturas máxima e mínima são de 14°C e 27°C respectivamente e a precipitação anual é de 1434 mm.

Dezesseis novilhas mestiças Holstein × Gir com peso médio de 363,0 ± 27,7 kg foram alojadas individualmente em baias cobertas com piso de concreto, equipadas com comedouros e bebedouros individuais. As dietas oferecidas foram baseadas na substituição do feno de tifton 85 (Cynodon sp) pelo coproduto do cacau nos níveis (0, 8,16, e 24% MS).

O coproduto do cacau utilizado no estudo foi obtido na Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac/ES) e em fazendas da região de Linhares, no norte do Estado. Era composto de cascas que, depois de secas ao sol, foram armazenadas em tambores. Posteriormente, o material foi picado e adicionado à dieta dos animais de acordo com os teores de inclusão, sendo fornecido em duas refeições diárias. As dietas foram isonitrogenadas e formuladas de acordo com as exigências nutricionais de gado leiteiro (NRC, 2001).

O período experimental foi de 17 dias, incluindo 12 dias para adaptação dos animais às dietas, manejo e instalações e um período de coleta (experimental) de cinco dias.

Resultados

O coproduto do cacau foi caracterizado como um alimento altamente fibroso, apresentando elevados teores de fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA) e lignina (78,60; 60,30 e 28,33%) respectivamente, o que pode levar à redução do consumo animal e da digestibilidade dos nutrientes.

No presente estudo não houve efeito do coproduto do cacau na ingestão de nutrientes. No entanto, o coproduto afetou a digestibilidade da matéria seca, proteína bruta, fibra em detergente neutro e fibra em detergente ácido, diminuindo à medida que o nível de inclusão deste na dieta aumentou. Assim, é importante destacar que o coproduto do cacau não deve ser fornecido aos animais como volumoso único e sim como parte de uma dieta equilibrada.

O coproduto do cacau pode ser fornecido em até 16% em substituição ao feno de capim tifton 85 em dietas de novilhas leiteiras desde que haja disponibilidade e seja economicamente viável. O estudo foi publicado na Revista Brasileira de Zootecnia e está disponível na Biblioteca Rui tendinha no link: https://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstream/123456789/3339/1/cocoabyproductindietsfordairyheifers-figueiredo.pdf

Incaper

 

Compartilhar:

Deixar um Comentário