Costa do Marfim perde dianteira no processamento de cacau para a Holanda

0

A Costa do Marfim perdeu sua posição de maior processadora de cacau do mundo para a Holanda, disse o diretor de economia e estatística da Organização Internacional do Cacau (ICCO), Laurent Pipitone, na terça-feira, 27. A fala foi feita durante um evento do setor em Londres.

A Costa do Marfim, que deve produzir cerca de 40% das amêndoas do mundo durante a temporada 2015/2016, transformou-se na maior processadora global de cacau cru em manteiga e pó pela primeira vez na temporada 2014/15, superando a Holanda, que é tradicional no setor. A queda no processamento foi atribuída à redução na produção do país nesta temporada, reflexo do impacto do El Nino nas lavouras.

A produção da Costa do Marfim estimada para a safra 2015/16 é de 1,57 milhão de toneladas, uma queda de 226 mil toneladas contra a temporada anterior, disse a ICCO. A temporada de cacau Oeste Africano vai de outubro a setembro e termina esta semana. A estimativa, entretanto, é que a situação seja temporária e que o país retome a dianteira na próxima temporada, disse Pipitone. A ICCO projeta que 4,16 milhões de toneladas de grãos serão processados em todo o mundo ao longo da safra 2015/16.

Dow Jones Newswires

Compartilhar:

Deixar um Comentário