Para esta semana, as cotações do havaí podem continuar em ritmo de queda, diante do leve aumento de oferta
Na última semana (22 a 26/04) foi marcada pela redução dos preços do mamão havaí nas principais regiões produtoras. O tipo 15 a 18 foi vendido a R$ 7,00/kg no Norte do Espírito Santo e a R$ 7,00/kg no Sul da Bahia, queda de 19% e 21%, respectivamente.
Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!
Após semanas de preços elevados, o mercado retraiu, pressionando as cotações. Além disso, a oferta da variedade aumentou um pouco – destaca-se que o volume deve aumentar de forma considerável só mais para frente, em meados de maio, pois o clima ameno atual está desacelerando a maturação do fruto, levando mais tempo para a colheita.
Alguns produtores, para aproveitar os altos preços até então, estão escoando frutas verdosas no mercado, mas isso pode criar um gargalo no comércio, já que não são tão aceitas pelo consumidor e podem reduzir ainda mais os preços. Para esta semana, as cotações do havaí podem continuar em ritmo de queda, diante do leve aumento de oferta.
Cepea