Seminário vai debater redução de gases do efeito estufa como alternativa de renda para produtores, em Linhares

0

Na próxima quarta-feira (6), Linhares recebe um seminário para discutir a emissão de certificados para redução de gases do efeito estufa, que resulta em crédito para os produtores rurais. O SustentAgro acontece no Hotel Days Inn, das 8h às 12h. Serão apresentadas novas fontes de receita através dos modelos de levantamento de crédito de carbono e crédito ambiental, as diversas culturas e as vantagens deste mercado para a melhoria de ganho do produtor rural. Este mercado ficou estabelecido a partir da assinatura do Protocolo de Quioto, em 1997, que prevê metas de redução de emissões de dióxido de carbono para os países mais industrializados do planeta.

É a primeira vez que o evento acontece no Espírito Santo num seminário gratuito. O que poucos produtores sabem é que podem ganhar dinheiro com o chamado sequestro de CO2. Quando está na fase de crescimento, a árvore precisa de uma grande quantidade de gás carbônico e busca esse elemento na atmosfera. É aí que ocorre o sequestro de carbono. Quanto mais árvores plantadas, maior será a absorção deste gás poluente que contribui para o aquecimento global e o desequilíbrio ambiental. Dados de 2015 apresentam que cada árvore de seringueira, por exemplo, gera uma receita de R$ 5,00 a R$ 15,00.

Por convenção, foi definido que uma tonelada de dióxido de carbono (CO2) sequestrada do meio ambiente é equivalente a um crédito de carbono, que é então vendido para empresas e até mesmo para países poluidores.

Para o Presidente da Associação de Meio Ambiente, Inovação e Sustentabilidade (Amais), Marcos Garcia, é possível ganhar mais com as lavouras além da produção dos frutos, através das legislações vigentes que visam contribuir com o desenvolvimento regional, utilizando o crédito de carbono e o crédito ambiental, para que o produtor rural tenha uma nova fonte de receita.

“Como agricultor e empresário no segmento de materiais agrícolas por muitos anos, já ouvia falar em crédito de carbono na agricultura, a partir do momento que fundamos a Amais, foi onde passei a me aprofundar no assunto e vi a grande oportunidade de uma nova receita  que o produtor rural pode ter com suas próprias plantações, daí a ideia de realizar o SustentAgro, um seminário que irá apresentar aos produtores rurais de Linhares e Região essa nova fonte de ganho na agricultura”, concluiu Marcos Garcia.

Os temas serão abordados pelo palestrante e professor Takashi Yamauchi, que atua em todo território nacional com atividades do terceiro setor desde 1975. Fundador das entidades.

O SustentAgro é uma iniciativa da Associação de Meio Ambiente Inovação e Sustentabilidade (Amais) e do Instituto Apoio Brasil.

O seminário acontece no dia 06 de dezembro, das 08h às 12h, no Days Inn Hotel, localizado na Av. Pres. Getúlio Vargas, 960, no Centro de Linhares.

As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Os interessados podem entrar em contato com a organização do evento, pelo telefone (27) 99632-6319 ou pelo endereço de e-mail: eventos@amais.eco.br.

Redação Campo Vivo com informações de assessoria

Compartilhar:

Deixar um Comentário