Seminário “Agrotóxicos – Uma abordagem técnica” reúne especialistas no Crea-ES

0

Foto: Crea-ES

O Grupo de Trabalho (GT) Agrotóxicos da Câmara Especializada de Agronomia (CEAgro) do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), promoveu o  seminário “Agrotóxicos – Uma abordagem técnica”.

O evento gratuito foi realizado no dia 3 de dezembro no auditório do Crea-ES. Na ocasião, foi apresentado ao público o livro “Agrotóxicos – Uma abordagem técnica” sobre o assunto, que foi produzido pelos integrantes do GT.

CLIQUE AQUI e acesse o livro/e-Book “Agrotóxicos – Uma abordagem técnica sobre o assunto”.

O evento objetivou esclarecer o público em geral e, também, conscientizar os produtores sobre a necessidade de “habilitação técnica e responsabilidade na prescrição e uso de agrotóxicos e na condução das lavouras”. Para tanto, profissionais com conhecimento e experiência na área participaram desta discussão técnica sobre o tema, sem ideologia ou parcialidade.

Na abertura, o vice-presidente do Crea-ES, engenheiro civil Ricardo Guariento, representou o Conselho no evento. “O papel do Crea-ES é a fiscalização do exercício das profissões no intuito da proteção da sociedade, neste caso específico da Agronomia. O agrotóxico é um produto utilizado nas lavouras que precisa ser devidamente aplicado para não causar danos à saúde da população. É fundamental esclarecer sobre as funções e as atividades inerentes ao uso do produto”, enfatizou.

O público-alvo englobou formadores de opinião, profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua, assim como interessados no assunto.

Palestrantes

O coordenador da Câmara Especializada de Agronomia (CEAgro) do Crea-ES, professor do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias da Universidade Federal do Espírito Santo CCAE/Ufes, em Alegre-ES e engenheiro agrônomo Rosembergue Bragança,  ressalta a importância do ensino, pesquisa e extensão na área como instrumentos para a segurança alimentar.

“Nosso propósito é trabalhar para a sociedade, buscando uma alimentação sadia para a população. Desta forma, produzimos um livro e-book para esclarecer o que é, a forma correta de aplicação do agrotóxico, bem como informações relacionadas a resíduos, toxidade, qualidade dos produtos e atividades do setor”, disse.

O seminário também contou a presença do ex-conselheiro do Crea-ES, engenheiro agrônomo Ezron Thompson. Especialista em “Defensivos Agrícolas, Sua Utilização, Toxicologia e Legislação Específica”. O especialista ocupou cargos de Gerência Técnica na fiscalização da distribuição, comércio e uso dos agrotóxicos no Espírito Santo por mais de trinta anos. “O objetivo do seminário é proporcionar o entendimento claro deste tema, especialmente, em alguns pontos que as pessoas colocam sem o conhecimento técnico-científico”, ressaltou.

Segundo o engenheiro agrônomo Geraldo Antônio Fereguetti, o uso desta tecnologia é fundamental para manter os níveis de produtividade dos alimentos. “Estamos aqui para mostrar que utilização do agrotóxico na agricultura possui o seu lado bom”, disse.

O consultor técnico do Crea-ES, engenheiro agrônomo e advogado José Adilson de Oliveira, é profissional com mais de 30 anos de vivência com o tema. “A Câmara de Agronomia entendendo a extrema importância do tema nos tempos atuais, criou o GT Agrotóxico para debater o tema em profundidade com profissionais com experiência na área. O resultado do trabalho de muito estudo e pesquisa é o livro e-book, desenvolvido por grandes especialistas do setor”, destacou.

Crea-ES

Compartilhar:

Deixar um Comentário