São Mateus sedia dia de campo sobre abacaxi BRS Imperial na próxima semana

0

Com o objetivo de incentivar o cultivo de abacaxi da variedade BRS Imperial no Espírito Santo, a Superintendência de Agricultura no estado, irá promover um dia de campo no município de São Mateus, na próxima terça-feira (27), no campus da Ufes. A cultivar, que foi desenvolvida pela Embrapa em 2004, possui a planta com porte médio e apresenta folha de cor verde escuro, sem espinhos nas bordas, além de ser resistente à fusariose.

Segundo o superintendente de agricultura no Espírito Santo, Dimmy Barbosa, o fruto dessa cultivar possui características que atendem mercados exigentes e alto valor de mercado, o que pode contribuir para o aumento da renda dos produtores.

“O fruto possui polpa amarela, mais doce, firme e menos ácida. Além disso ele é resistente e adaptável a diferentes níveis tecnológicos, requer menos usos de defensivos e se adapta muito bem ao plantio orgânico. O Espírito Santo é um grande produtor tradicional no cultivo do Gold, que possui um valor menor no mercado. Então nós queremos mostrar que o produtor pode produzir as duas variedades, comercializando o pérola no mercado comum e o BRS Imperial no mercado mais nobre, com o valor mais agregado”, explica Dimmy.

O superintendente disse ainda que a cultivar permite ao produtor fazer a indução floral, o que possibilita a colheita dos frutos nas épocas em que as outras variedades estiverem em baixa produção. No Espírito Santo, não há produtores cultivando a variedade. Os plantios existentes são experimentais. Segundo Dimmy, está sendo estudada uma parceria com a Brapex para iniciar a produção e a exportação do produto para o mercado externo.

“A fruta possui características que atendem o mercado externo. Pretendemos fazer um trabalho em parceria com a Brapex para começar a exportar o fruto, que possui grande aceitação no mercado mais nobre”, disse.

O Dia de Campo sobre o abacaxi BRS Imperial é promovido pela Superintendência Federal de Agricultura no Espírito Santo, pela Embrapa e pelo Sebrae, e conta com o apoio do Instituto Federal do Espírito Santo, Universidade Federal do Espírito Santo e da Prefeitura de São Mateus.

Palestras no Sul

Na próxima semana, acontecem duas palestras sobre o BRS Imperial em Marataízes (28) e Alegre (1), no sul do Espírito Santo. Durante os encontros, será discutido com o Sebrae a proposta para desenvolver um projeto de produção integrada de abacaxi e a Indicação Geográfica para a região de Marataízes.

Serviço

Dia de Campo – Abacaxi BRS Imperial

Dia 27 de fevereiro (terça-feira), no campus da Ufes, em São Mateus

8h 20 – Melhoramento Genético e cultivares do abacaxizeiro

Davi Theodoro Junghans (Embrapa Mandioca e Fruticultura)

9h –  Tratos culturais do abacaxizeiro

Domingo Haroldo Reinhardt (Embrapa Mandioca e Fruticultura)

9h40 – Manejo Integrado de Pragas e Doenças

Aristóteles Pires de Matos (Embrapa Mandioca e Fruticultura)

10h30 – Debate moderador Prof Dr. Robson Bonomo (Ufes)

11h20- Visita a área experimental

Redação Campo Vivo

Compartilhar:

Deixar um Comentário