Santa Maria de Jetibá promove encontro técnico sobre a cultura do gengibre

0

Espírito Santo detém o título de maior exportador brasileiro de Gengibre, sendo Santa Maria de Jetibá o maior produtor estadual

Nesta quinta-feira (10), serão discutidas práticas e técnicas sustentáveis para promover a garantia da qualidade pós-colheita do gengibre para exportação, em um encontro técnico em Santa Maria de Jetibá. O evento será realizado das 13h30 às 17 horas, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) – campus Centro-Serrano.

O encontro é organizado pela Diretoria Técnica do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), com as equipes do Centro de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação (CPDI) Serrano e do Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) de Santa Leopoldina, e com o apoio da Prefeitura de Santa Maria de Jetibá.

Atualmente, o Espírito Santo detém o título de maior exportador brasileiro de Gengibre, sendo Santa Maria de Jetibá o maior produtor estadual, seguido de Santa Leopoldina e Domingos Martins. O município também tem a maior produção estadual de rizoma, ou caules subterrâneos.

O extensionista e coordenador do Centro Regional de Desenvolvimento Rural (CRDR) Central Serrano do Incaper, Galderes Magalhães, ressaltou que a produção primária de gengibre cresce vinte por cento ao ano na região serrana do Estado, predominantemente, nos municípios de Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina e Domingos Martins. Mas também está em expansão nos municípios de Itarana e Santa Teresa.

“Nossa produtividade média é de 52 toneladas por hectare, sendo que, em algumas propriedades, já avaliamos uma produção de até 120 toneladas para essa mesma proporção”, informou Magalhães.

O encontro em Santa Maria de Jetibá estará aberto para agricultores, preparadores e exportadores de gengibre e para a sociedade civil em geral, sem a necessidade de inscrição prévia.


Confira a programação:

13h30: Recepção e inscrição dos participantes.

14h: Abertura e fala das autoridades.

14h30: Pragas e doenças na pós-colheita do gengibre.
Moderação: José Salazar Zanuncio Jr. e Hélcio Costa (pesquisadores do Incaper).

14h45: Importância da colheita e pós-colheita na cadeia produtiva do gengibre. Moderação: João Paulo Ramos (técnico do Incaper).

15h: Intervalo e lanche.

15h15: Diagnóstico e discussão com os participantes do evento.

17h: Encerramento.

Incaper

Compartilhar:

Deixar um Comentário