Incaper realiza primeiro seminário de Agricultura Orgânica em Iconha

0

O município de Iconha recebeu, nesta semana, o primeiro Seminário de Agricultura Orgânica. O evento foi organizado pelo Escritório Local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e a Cooperativa CAFSUL. O evento contou ainda com o apoio do Instituto Chão Vivo, do Ministério da Agricultura (MAPA) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), instituições que ministraram palestras durante o evento.

Dentre o público presente estiveram o gerente de Agricultura Familiar da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), José Arcanjo Nunes, a coordenadora de Agroecologia do Incaper, Andressa Alves, técnicos do Incaper de outros municípios, nutricionistas, agricultores orgânicos certificados e agricultores em transição do modelo agropecuário.

De acordo com o agricultor orgânico Natanael, o evento impressionou pelo público presente e ocorreu num momento importante para incentivar os agricultores a seguir na agricultura orgânica. “Gostei do seminário e achei muito importante. Está no momento de a agricultura orgânica de Iconha crescer novamente”.

Na ocasião, a equipe do Incaper local apresentou um projeto que está sendo desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e a Cooperativa Cafsul, com o objetivo de fortalecer a Agricultura Orgânica de Iconha.

Segundo o extensionista do Incaper Erivelton Cunha, “diante da demanda crescente no escritório local de agricultores interessados em ingressar na agricultura orgânica e da necessidade de adequação das propriedades rurais orgânicas do município, o projeto tem o objetivo de incentivar e fortalecer a agricultura orgânica do município de Iconha, através da adequação e certificação orgânica das propriedades rurais”.

Já para o extensionista do Incaper Fábio Lopes Dalbom, “o município de Iconha tem destaque e potencial na agricultura orgânica dentro do Estado, contudo, com os novos parâmetros e procedimentos de certificação que estão sendo exigidos, foi necessária a realização do seminário para nivelar as informações para os agricultores, técnicos e organizações”.

Incaper

Compartilhar:

Deixar um Comentário