Idaf promove reuniões técnicas com revendedores de agrotóxicos

0

Após a operação “Dia D”, realizada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) em todo o Estado para intensificar as fiscalizações em estabelecimentos comerciais de agrotóxicos, estão sendo promovidas reuniões com os responsáveis técnicos (RTs) desses locais a fim de orientar e alinhar procedimentos. Nesta terça-feira (24), o encontro foi em Linhares.

De acordo com o chefe da Seção de Inspeção e Fiscalização Vegetal do Idaf, Marcio Gama Costa, a partir das irregularidades identificadas na operação, que aconteceu em agosto, a equipe percebeu a necessidade de esclarecer algumas questões técnicas no que se refere a cadastro de produtos agrotóxicos e de lojas, responsabilidades dos RTs, prescrição de receita agronômica, entre outros. “Nosso objetivo é nivelar as informações e esclarecer dúvidas para que as regras sejam respeitadas. Acredito que todos saem ganhando com essa troca de informações”, disse.

A reunião já aconteceu em Venda Nova do Imigrante, no dia 20 de outubro, e ainda serão contemplados os municípios de Vitória, e Santa Maria de Jetibá. “Caso haja novas demandas, estamos à disposição para fortalecer toda o segmento”, complementou Marcio Gama.

Dia D

Durante a operação, aproximadamente 60 engenheiros agrônomos do Idaf se uniram para intensificar as fiscalizações em estabelecimentos comerciais de agrotóxicos em 44 municípios do Estado. O objetivo foi averiguar se esses locais estavam funcionando em consonância com as exigências legais.

Na ocasião, foram vistoriadas aproximadamente 120 lojas (60%), sendo que cerca de 60% delas apresentaram irregularidades como produtos fora do prazo de validade, armazenamento inadequado, venda sem receita agronômica ou com emissão indevida, documentação desatualizada (tanto de lojas quanto de responsáveis técnicos), entre outras.

Idaf

Compartilhar:

Deixar um Comentário