Feira de touros movimenta setor pecuário da região

0

No último dia 4 de abril, Linhares sediou a primeira Feira de Touros do Programa Pró-genética da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu. O evento foi promovido pelo Incaper e pela Prefeitura de Linhares. Mais de 30 touros foram disponibilizados aos produtores rurais da região. A feira aconteceu na Fazenda Experimental do Incaper.

Ao todo, 18 animais foram comercializados. O evento foi aberto aos produtores rurais com interesse em negociar diretamente com os expositores. “A feira é um grande momento do produtor ter acesso aos animais com genética melhorada que podem potencializar os índices econômicos dos seus rebanhos e em condições facilitadas”, disse o produtor rural Carlos Fernando Fontenelle.

Para a criadora Catarina Fernandes Andrade, é um momento único de negociações. “Para nós criadores é uma oportunidade de facilidade na realização de negócios. O produtor vê de perto o material e pode tirar todas as dúvidas quanto à procedência do animal. A gente percebe que os produtores ainda mantêm nos seus rebanhos animais que já são fruto de vários cruzamentos e acabam perdendo a procedência”, ressaltou Catarina.

Foram comercializadas as raças nelore, que possui altíssimo rendimento de carcaça atendendo às expectativas da indústria frigorífica, além de ser muito valorizado no mercado de compra e venda tanto para pequenos, médios e grandes produtores. A Guzerá, que é excelente para a produção de leite e carne, tanto em climas amenos quanto em quentes e secos, e a Tabapuã, que é uma raça brasileira de corte fruto de cruzamento entre o gado Mocho Nacional e animais de origens indianas.

“Nosso papel é mobilizar e fazer a ponte entre os produtores e compradores. Aqui em Linhares essa demanda é antiga e percebemos ao logo do dia o interesse de ambas as partes em melhorar os rebanhos geneticamente”, salientou o extensionista e zootecnista do Incaper Lázaro Samir Abrantes Raslan.

O produtor contou com animais registrados, certificados de andrologia e de pureza de origem, da viabilidade sanitária, registros de linha de origem, dentre muitas outras vantagens técnicas, todas elas garantidas pela ABCZ e demais órgãos de controle.

“A ABCZ promove o aumento sustentável da produção de carne e leite, por meio de registro genealógico, melhoramento genético e promoção das raças zebuínas. Nosso papel é mostrar isso aos produtores rurais e a feira é um momento valioso para essa troca de informações que vão garantir um rebanho de qualidade”, ressaltou a Técnica de Campo da ABCZ, Eline Souza.

Para o diretor-técnico Mauro Rossoni Junior, a feira abriu as portas para a retomada das atividades na Fazenda. “Linhares é o segundo maior produtor de boi do Estado, por isso a demanda na região é grande. Esse intercâmbio de informações agrega tanto na parte de comercialização, em que o produtor pode negociar diretamente com o criador, quanto na troca de experiências. Nos próximos meses teremos mais atividades voltadas para a pecuária no município”, ressaltou Mauro.

Mais sobre a feira

A Feira de Touros do Programa Pró-genética da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) faz parte das ações do Programa Capixaba de Bovinocultura Sustentável.

O programa objetiva fortalecer e desenvolver a cadeia produtiva da pecuária bovina com sustentabilidade, visando melhorar a qualidade dos produtos ofertados e aumentar a produtividade e a renda dos produtores rurais, por meio do incentivo à estruturação dos sistemas de produção de carne e de leite, da capacitação dos produtores e de suas famílias, e da facilitação do acesso dos pecuaristas a animais melhoradores.

Incaper

Compartilhar:

Deixar um Comentário