Citricultura será tema de workshop em Santa Teresa na próxima quinta-feira (16)

0

O Espírito Santo possui grande potencial para a produção de frutas cítricas, mas para atender a demanda o mercado interno depende de produtos vindos de outros estados. Para incentivar o cultivo de citros no estado, na próxima quinta-feira (16) acontece em Santa Teresa o “Workshop da Citricultura”, que vai reunir produtores, viveiristas e técnicos do setor para apresentar novas tecnologias voltada para a citricultura.

O evento é realizado pela Superintendência Federal de Agricultura (SFA-ES), Embrapa e Sebrae; e conta com o apoio do Instituto Federal do Espírito Santo, Universidade Federal do Espírito Santo e Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

O superintendente do Mapa no Espírito Santo, Dimmy Barbosa, explicou que o durante o evento haverá palestras sobre legislação para produção de mudas e porta enxertos, novas tecnologias para o aumento da produção e sobre as principais ameaças fitossanitárias da citricultura.

“Nós queremos mostrar o potencial que temos. Há um mercado muito grande aqui no estado que a produção de citros não tem atendido. Os viveiristas do estado usam muito o limão Cravo como porta-enxerto e existem outras alternativas para aumentar a produtividade e a qualidade dos frutos. Nós vamos fomentar o avanço da citricultura no Espírito Santo baseado na tecnologia que já temos”, disse.

O Workshop da Citricultura acontece no Ifes de Santa Teresa, localizado na rodovia ES-080, Km 93, s/n, São João de Petrópolis, Santa Teresa, ES

Programação:

8h30 – Recepção dos participantes

9h – Produção de mudas de citros no Espírito Santo – Afonso Estrela (SFA-ES/Mapa)

9h50 – Principais ameaças fitossanitárias para a citricultura – Sandra Martins (SFA-ES/Mapa)

10h40 – Situação atual e perspectivas para a agricultura no Espírito Santo – Flávio de Lima Alves (Incaper)

11h30 – Debate – Moderador: Antônio Resende (Ifes)

11h45 – Intervalo para almoço

13h – Diversidade de copas/porta-enxertos para citricultura – Orlando Sampaio Passos (Embrapa Mandioca e Fruticultura)

14h – Identificação e manejo do HLB (huanglongbing) – Eduardo Augusto Girardi (Embrapa Mandioca e Fruticultura)

15h – Debate – Moderador: Moisés Zucoloto (Ufes)

Inscrições e informações: e-mail gab-es@agricultura.gov.br ou telefone (27) 3137-2700

Redação Campo Vivo

Compartilhar:

Deixar um Comentário