7ª Semana Tecnológica do Agronegócio começa no próximo dia 15; confira programação

0

Foto: Coopeavi

A 7ª Semana Tecnológica do Agronegócio (7ª Feira Coopeavi), de 15 a 18 deste mês, no Parque de Exposições de Santa Teresa, é o momento para os mais de 12 mil associados à Cooperativa Agropecuária Centro Serrana se atualizarem sobre o mercado agro nos segmentos de cafeicultura, avicultura e horticultura. A programação contará com 16 palestras técnicas com temas diversos.

Logo na abertura, às 19h, o gerente executivo de marketing da cooperativa, Daniel Piazzini, comandará o debate “Agronegócio: um mercado de oportunidades”. A exemplo do ano passado, o encontro é voltado especificamente para estudantes de níveis técnicos e superior. As inscrições continuam no site www.sta.coop.br.

Piazzini voltará a falar com o público na quinta-feira (16), às 10h. Desta vez, o tema será “Agronegócio (Projeto Nosso Futuro Agro)”. O profissional abordará a experiência da Coopeavi com o programa de educação continuada envolvendo 160 estudantes da 6ª série ao 3º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Fazenda Emílio Schroeder, de Alto Santa Maria, zona rural de Santa Maria de Jetibá.

Às 13h, o assunto será “Tecnologia de aplicação”. Em seguida, às 14h, será a vez do especialista Rudson Franz Rudio abordar “Produtor Rural: o caminho entre a informalidade e a legalidade”. Também na pauta de debates da quinta, às 15h haverá palestra sobre “Segurança no trabalho e boas práticas agrícolas”, com Simone Selma e, às 19h, acontecerá o quinto encontro do Qualificaves com o tema “Comparativo de linhagens”, com o veterinário da Coopeavi, Tarcísio Simões.

“Vamos comparar algumas linhagens de galinha usadas em Santa Maria para a produção de ovos, apontando vantagens e desvantagens, principalmente no que diz respeito ao retorno financeiro ao cooperado”, adianta Simões.

Cafeicultura em foco

Temas relacionados à produção de cafés estarão em evidência na programação de sexta-feira (17), que começa às 9h com a palestra “Mercado de fertilizantes e nutrição do cafeeiro”, com Vladimir Silvano. Na sequência, às 10h, o mestre em ciências da agricultura e consultor para temas de agricultura intensiva Luiz Dimenstein falará sobre manejo de fertirrigação.

De olho na terceira e quarta onda da cafeicultura, a Coopeavi reservou a parte da tarde para mais assuntos focados no setor. Às 13h, Leandro Paiva abordará o tema “Qualidade do café: a fermentação pode transformar o sabor do seu café”. Logo após, às 15h, o tema será o “uso de substâncias húmicas e eficiência da adubação nitrogenada na agricultura”. Já às 16h, o tema será a “Redução da mão de obra com manejo eficiente de plantas daninhas no café”, com o agrônomo Bruno Marques. Para encerrar o terceiro dia do evento, às 19h, o gerente do Negócio Café da Coopeavi, Giliarde Cardoso, e o engenheiro agrônomo da IBS, Claudio Ushiwata, comandarão a palestra “Certificação Fairtrade: agregando valor à cafeicultura”.

O sábado (18) abrirá com a palestra “Crédito Rural” (Cresol), às 9h. Das 10h às 11h30, a fundadora e diretora executiva da Kato Consultoria e Treinamento, Roberta Cristóvão vai ministrar o debate “Empreendedorismo Feminino”. Com 15 anos de experiência na área de gestão de pessoas, administração em posição de liderança e consultoria interna e externa, atuando em empresas de grande porte nacionais e multinacionais, a palestrante promete conscientizar cooperadas e mulheres e filhas de cooperados sobre a importância da participação feminina nos negócios.

Encerrando a programação de palestras da 7ª Feira Coopeavi, às 13h o assunto será “Novos rumos da pecuária”, com Vicente Nogueira Netto. Ele é mestre em economia rural, atual presidente da Cooperativa dos Produtores Rurais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Cotrial), coordenador da Comissão de Leite das Cooperativas Brasileiras e sócio-diretor da Empresa Tropical Genética Comércio de Embriões, de Uberlândia (MG). Já às 14h, o doutor Waylson Quartezani apresentará o resultado da pesquisa do uso de partículas manométricas na cultura do café.

A Feira da Coopeavi

A Semana Tecnológica do Agronegócio (Feira Coopeavi) é aberta aos mais de 12 mil associados à Coopeavi. Na última edição, passaram pelo evento cerca de 5.000 pessoas, que movimentaram mais de R$ 21 milhões em quatro dias com a aquisição de insumos e equipamentos agrícolas.

Todos os anos, a Feira conta com participação maciça dos cooperados e familiares. Além das diversas capacitações nas áreas de cafeicultura, horticultura, pecuária e avicultura, há opções de lazer para as crianças, apresentações musicais e praça de alimentação.

O presidente da Coopeavi, Arno Potratz, está otimista com o sucesso de mais uma STA. “Nós esperamos superar o número de participantes do ano passado, com ainda mais ofertas especiais para nossos associados, para continuar sendo a maior feira de negócios do agronegócio cooperativista capixaba”, disse.

Concurso de qualidade de ovo volta à programação

Dentre as novidades para 2018 está o retorno do Concurso de Qualidade de Ovos à programação. A competição para eleger o melhor ovo capixaba é de nível estadual e conta com a parceria, para realização da competição, da Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves).

Em 2017, o concurso aconteceu na programação da Feira de Avicultura e Suinocultura Capixaba (Favesu), em Venda Nova do Imigrante, ES. De acordo com o veterinário da Coopeavi, Tarcísio Simões, dentre as mudanças no regulamento, os concorrentes vão poder inscrever dois crivos de ovos, em vez de um, no concurso de nível estadual. Outras regras foram mantidas ou alinhadas com relação ao sistema de inspeção e marca.

Os cooperados podem acessar o regulamento do concurso e outras novidades no site www.sta.coop.br, que está de cara nova. O site também informa os pré-requisitos para candidatos interessados em trabalhar no atendimento dos estandes da feira.

 

Programação de palestras da 7ª STA (7ª Feira Coopeavi)

15/08 Quarta-Feira

13h: Início das atividades

19h: Agronegócio: um mercado de oportunidades

20h: Encerramento das atividades

 

16/08 Quinta-Feira

08h: Início das atividades

10h: Agronegócio: projeto Nosso Futuro Agro

13h: Tecnologia de aplicação

14h: Produtor Rural: o caminho entre a informalidade e a legalidade

15h: Segurança no trabalho e boas práticas agrícolas

19h: Palestra Qualificaves: Comparativo de linhagens

20h: Encerramento das atividades

 

17/08 Sexta-Feira

08h: Início das atividades

09h: Mercado de fertilizantes e nutrição do cafeeiro

10h: Fertirrigação – Irrigação de Precisão

13h: A fermentação pode transformar o sabor do seu café

14h: Tecnologia Syngenta visando o incremento de vigor e produtividade do café

15h: Uso de substâncias húmicas e eficiência da adubação nitrogenada na agricultura

16h: Redução de mão de obra com manejo eficiente de plantas daninhas no café

19h: Certificação Fairtrade: agregando valor à cafeicultura

20h: Encerramento das atividades

 

18/08 Sábado

08h: Início das atividades

09h: Crédito rural

10h: Empreendedorismo feminino

13h: Novos rumos da pecuária

14h: Resultado de pesquisa do uso de partículas nanométricas na cultura do café

15h30: Cerimônia de Encerramento da Feira

18h: Encerramento das atividades

Coopeavi

Compartilhar:

Deixar um Comentário