13º Debate Agro reúne produtores, empresários e representantes do agronegócio em Sooretama

0

DSC_0387O município de Sooretama sediou a 13ª edição do Debate Agro, na noite dessa quinta-feira (27). Cerca de 110 pessoas, entre produtores rurais, empresários e representantes do setor, estiveram presentes no evento e puderam acompanhar as palestras sobre Gestão no Agronegócio, Oportunidades no mercado da fruticultura e o andamento das obras das barragens no município, através do Programa Estadual de Construção de Barragens, com o secretário de estado da agricultura, Octaciano Neto, além do momento do debate, quando representantes de instituições e empresários fazem perguntas direcionadas aos palestrantes.

A doutora em economia e professora da Fucape, Arilda Teixeira, foi uma das palestrantes do evento e explicou aos produtores como encarar a sua atividade no campo como um negócio.

“O evento para abrir e expor ao agricultor quais são os parâmetros que eles têm que olhar na hora de pensar o seu negócio. Foi isso que aconteceu aqui. Eu mostrei a importância de lidar bem com o dinheiro, registrar os gastos, os custos, comparar os custos, ver o que ele precisa de receita se é suficiente para cobrir esses custos. Ele tem que lidar com a atividade de uma forma mais profissional, visando um resultado positivo, receita maior que o gasto que ele teve e não ter medo e nem vergonha de agir desse jeito. Ter lucro não é pecado e é mais que justo ter uma recompensa depois de um esforço e o lucro é simplesmente a resposta de um esforço bem-sucedido”, frisou Arilda.

O tema “Oportunidades no mercado da fruticultura”, foi apresentado pelo gerente de desenvolvimento agrícola da Leão Alimentos e Bebidas, Maurício Ferraz. Ele destacou que o evento também é uma grande oportunidade de negócio tanto para o produtor, quanto para a indústria.

“A grande vantagem de um evento como esse é que temos todos os elos juntos para debaterem. Daqui pode sair troca de informação, conhecimento ou podemos demandar o que precisamos e o produtor vai saber se pode ou não atender nossa demanda. Para a gente também é bom saber o que o produtor tem para então começar a pensar em olhar para o futuro e se a gente pode ou não aproveitar uma determinada cultura ou produção”, disse.

No início do evento, foi respeitado um minuto de silêncio em respeito à morte do presidente do Sistema OCB Espírito Santo, Esthério Colgano, que faleceu no último sábado (22) vítima de um infarto fulminante. O evento contou com a presença do Senador Ricardo Ferraço, o prefeito de Sooretama, Alessandro Broedel.

O 13º Debate Agro é realizado pela Campo Vivo Comunicações e conta com patrocínio do Sicoob ES e Sistema OCB-SESCOOP/ES e apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Espírito Santo – Crea-ES, Syngenta, Heringer, Secretaria de Estado da Agricultura, Sebrae/ES e Leão Alimentos e Bebidas e da Prefeitura de Sooretama.

Confira a galeria de fotos do evento. Clique na imagem para amplia-la.

Redação Campo Vivo

Compartilhar:

Deixar um Comentário