Produção de mel diversifica produção agrícola em Marechal Floriano

0
Foto: Incaper

Foto: Incaper

A apicultura tem se tornado a principal atividade para famílias do município de Marechal Floriano. Além de gerar renda e possibilitar a diversificação da produção agrícola, a criação de abelhas, de pouco impacto ambiental, contribui para a sustentabilidade no campo.

Os resultados do trabalho com apicultura já têm sido colhidos pelos irmãos Elmar e Delmir Littig. O trabalho da família com essa atividade já é de longa data, desde quando o avô trouxe, da Alemanha, caixas rudimentares para criação de abelhas. Ao longo do tempo foram aprimorando e profissionalizando a atividade.

“No início, o pessoal achava que a apicultura era hobby, ninguém acreditava. Hoje, é nossa principal atividade na propriedade, onde também cultivamos café, banana e tangerina ponkan. É de baixo impacto ambiental, pois não temos que mexer com defensivos, é produto 100% natural e gera mais renda”, falou Elmar.

A família possui uma unidade de extração do mel, participa da Associação Centro Serrana de Apicultores (APICIS) desde 2001 e tem em torno de 350 colmeias que produzem 30 toneladas de mel por ano. A maior parte da produção vai para Santa Catarina e Paraná.

Produção de mel x polinização

A extração do mel ocorre no período de janeiro a maio. Depois desse período, a família Littig leva as abelhas para polinizar o café conilon no Norte do Estado. “As abelhas acompanham a florada do café conilon, pois elas polinizam essa planta. Nós temos ganhos com isso, pois o enxame sai fortalecido”, explicou Elmar.

De acordo com o extensionista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) Cesar Abel Kroling, o Instituto, em conjunto com a Prefeitura Municipal, tem apoiado a troca das colmeias para o Norte do estado. “Como o café conilon é de polinização cruzada, depende da ação de insetos e do vento. Assim, as abelhas desempenham um papel muito importante”, falou Cesar.

Ele também disse que, nos últimos 10 anos, a apicultura cresceu muito no Vale de Boa Esperança, em Marechal Floriano, sobretudo porque há uma reserva de Mata Atlântica no entorno. A apicultura é uma das principais atividades de diversificação agrícola nesse município.

Confira o depoimento dos produtores: https://youtu.be/bBUg9m5w4zE

Luciana Silvestre

Compartilhar:

Deixar um Comentário