Feiras Agroecológicas são retomadas nos Shoppings Centers

0
Feira Agroecológica_Feira MontSerrat (8)

Foto: Seag

As Feiras Agroecológicas em shoppings foram retomadas desde domingo (31), em toda a Grande Vitória e em Linhares. A decisão foi tomada após um amplo debate realizado na quarta-feira (27), pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) com Associações de Produtores Rurais e Agricultores e Agroecológicos e Orgânicos, representantes de Secretarias Municipais de Agricultura e representantes dos shoppings centers. O encontro resultou em uma carta aberta de apoio à produção e comercialização de produtos agroecológicos e orgânicos no Espírito Santo, que foi assinada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), resolvendo o impasse da fiscalização.

Atualmente, as Feiras agroecológicas são realizadas em quatro shoppings: Boulevard Shopping, em Vila Velha, Moxuara, em Cariacica, Montserrat, na Serra, e Pátio Mix, em Linhares. As Feiras haviam sido suspensas, em caráter emergencial, após o encaminhamento de ofícios enviados pela Superintendência Federal da Agricultura (SFA-ES), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), aos shoppings centers, questionando sobre a competência de quem deveria monitorar e realizar a fiscalização nas Feiras Agroecológicas.

A carta de apoio à comercialização de produtos agroecológicos no Estado foi apresentada, nesta quinta-feira (28), em uma reunião com a Presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, a Deputada Janete de Sá, a Seag, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), o Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), e com a SFA-ES.

No encontro, a SFA-ES reconheceu o importante trabalho da Seag e a parceria com os shoppings centers e agricultores familiares para a realização das Feiras Agroecológicas. Como garantia para produtores e também entidades privadas, de que a Seag tem competência e atribuição técnica para continuar com as feiras, e que isso nada infringe no trabalho de fiscalização do Ministério, a SFA-ES assinou a carta, apoiando a reabertura das Feiras Agroecológicas.

Na reunião, ficou também estabelecido que a Seag emitirá um documento, até o final de agosto, a cada um dos feirantes, em que constará o título de: “produtor em fase de certificação orgânica”, para que sejam expostos à sociedade nas áreas de vendas. Assim, a população terá segurança de que os produtos agroecológicos são produzidos sem a utilização de agrotóxicos, tendo garantia da sua qualidade orgânica.

Em uma feira orgânica todos os produtores já passaram pelo processo de certificação e nas feiras agroecológicas existem tantos produtores já certificados, como também em processo de certificação. No Espírito Santo, os produtos orgânicos e/ou agroecológicos vêm ganhando o mercado e a mesa dos consumidores. Já são mais de 300 produtores certificados, que atuam em vários municípios, como Santa Maria de Jetibá, Iconha, Fundão, Muqui, Cachoeiro do Itapemirim, Nova Venécia, Pedro Canário, Laranja da Terra, Cariacica, Linhares, Jaguaré, Mantenópolis Colatina e Santa Leopoldina.

Programa de Fortalecimento da Agricultura Orgânica
As Feiras Agroecológicas são frutos do Programa de Fortalecimento da Agroecologia e da Agricultura Orgânica da Seag. Todos os produtores que estão nelas foram cadastrados pela Seag, atendem às exigências da produção agroecológica e para isso são acompanhados pelo Incaper e Idaf para pesquisa, assistência técnica e rural, monitoramento da qualidade dos alimentos, respeitando-se os critérios de sustentabilidade.

Os produtores rurais, que participam do Programa, assinam um Termo de Responsabilidade, pelo qual se comprometem a comercializar, exclusivamente, produtos de produção própria, garantindo a ausência de aplicação de componentes químicos. Os produtores também se comprometem a participar do processo de capacitação e aplicação do manejo agroecológico do solo e da água, dentro da transição agroecológica e sua certificação como produção orgânica.

Orgânico/Agroecológico no Espírito Santo
Os sistemas orgânicos e agroecológicos se caracterizam, principalmente, pela não utilização de produtos químicos no processo de produção, atendendo assim as exigências do sistema de sustentabilidade. Eles precisam passar por um processo de certificação para serem denominados orgânicos.

O mercado brasileiro de alimentos orgânicos e agroecológicos está crescendo a taxas que passam de 20% ao ano, conforme registros do projeto Organics Brasil. Atualmente, são produzidas em média três mil toneladas de produtos orgânicos, por mês, no Espírito Santo. Há ainda a produção de outras 10 mil toneladas de produtos agroecológicos, em fase de transição para o modelo orgânico.
Entre os produtos mais comercializados estão hortaliças em geral, frutas e produtos da agroindústria caseira, como pães, biscoitos, bolos, doces e geleias. Flores, plantas medicinais e temperos também são comercializados.

Existem, atualmente, mais de 50 pontos de venda no Estado, entre supermercados, feiras livres e feiras especializadas. Já são mais de 40 municípios capixabas que contam com agricultores que produzem orgânicos e agroecológicos.

Para impulsionar e desenvolver tecnologias voltadas à modalidade orgânica, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) mantém uma Unidade de Referência em Agroecologia em Domingos Martins. Denominado “Desenvolvimento Integrado de Tecnologias e Indicadores Agroambientais para a Produção de Alimentos Orgânicos”, o projeto treinou mais de 500 produtores e recebeu a visita de mais de quatro mil pessoas ao longo de 25 anos de história. Em 2014, venceu o Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional, concedido pelo Ministério da Integração Nacional.

Lista das feiras Agroecológicas e Orgânicas

Vitória
Feira de Produtos Orgânicos de Barro Vermelho
Endereço: Rua Arlindo Brás do Nascimento, atrás da Emescam
Horário de Funcionamento: sábado – das 6 horas às 12 horas

Feira de Produtos Orgânicos da Praça do Papa
Endereço: Estacionamento da Praça do Papa – Enseada do Suá
Horário de Funcionamento: quarta-feira – das 15 horas às 20h30

Feira de Produtos Orgânicos de Jardim Camburi
Endereço: Av. Isaac Lopes Rubim – próximo à Faculdade Estácio de Sá
Horário de Funcionamento: sábado – das 06 horas às 12 horas

Cariacica
Feira Agroecológica de Cariacica
Endereço: Praça John Kennedy (Praça do Parque Infantil) – Campo Grande
Horário de Funcionamento: sábado – das 06 horas às 12 horas

Feira Agroecológica do Shopping Moxuara
Endereço: Shopping Moxuara – Rodovia BR-262, Km 5, 6555 – Campo Grande, Cariacica – ES, 29145-910

Horário de Funcionamento: Domingos das 11 horas às 16h

Vila Velha
Feira de Produtos Orgânicos da Praia da Costa
Endereço: Entre as ruas XV de Novembro e Henrique Moscoso, em baixo da Terceira Ponte
Horário de Funcionamento: sábado – das 06 horas às 13 horas

Feira Agroecológica do Boulevard Shopping
Endereço: Boulevard Shopping – Rod. do Sol, 5000, – Itaparica – Vila Velha
Horário de Funcionamento: domingo – das 11 horas às 16 horas

Serra
Feira de Produtos Orgânicos de Serra Sede
Endereço: Praça de Encontro
Horário de Funcionamento: terça-feira – das 15 horas às 21 horas

Feira de Produtos Orgânicos de Valparaíso
Endereço: Estacionamento do antigo Serra Bela Clube – Valparaíso (ao lado da biblioteca pública municipal)
Horário de Funcionamento: terça-feira – das 15 horas às 21 horas

Feira de Produtos Orgânicos de Colina de Laranjeiras
Endereço: Praça Central de Colina de Laranjeiras
Horário de Funcionamento: quinta-feira – das 16 horas às 20 horas

Feira Agroecológica do Shopping Monteserrat
Endereço: Shopping Montserrat – Av. Eldes Scherrer de Souza 2162, Colina de Laranjeiras – Serra
Horário de funcionamento: domingo – das 11 horas às 16 horas

Linhares
Feira Agroecológica do Shopping PátioMix
Endereço: Av. Cerejeiras, 300, bairro Movelar, Linhares
Horário de Funcionamento: Domingo- 10h às 16h

Ingrid Castilho

Compartilhar:

Deixar um Comentário