Edição 37 da Revista Campo Vivo já circula no ES e sul da Bahia

0

Já está em circulação a edição de nº 37 da Revista Campo Vivo. A distribuição dos exemplares começou a ser feita nessa quarta-feira (11), nos municípios do Espírito Santo e da região sul da Bahia.

Confira a capa e o editorial com os destaques da publicação:

Viva a qualidade do conilon

Produzir lotes de cafés especiais requer cuidados e manejos específicos. Desde a escolha das mudas até o processo de secagem, todo cuidado é pouco para se obter grãos de qualidade superior. O mercado de especiais já é uma realidade para o café arábica e aos poucos o conilon vem conquistando o seu espaço no cenário nacional e internacional. Essa é a introdução da reportagem especial desta edição que você poderá ler a partir da página 20 que vai destacar como a produção de cafés de qualidade deverá ganhar força nos próximos anos.

No norte capixaba, alguns exemplos já demonstram o futuro da atividade. Em Pinheiros, a família Orletti investiu na produção de qualidade e na criação de uma marca para identificar o café produzido na propriedade. A família Venturim, em São Domingos do Norte, também aposta na qualidade e partiu para industrialização do seu café. Casos pontuais ainda mas que sinalizam o futuro das propriedades de café conilon da região.

 A introdução de protocolos de qualidade no norte capixaba vem resultando na possibilidade de desenvolvimento de produtos de alta qualidade, consumidos no Brasil e no exterior. Mas a ampliação dessas oportunidades necessita de um trabalho contínuo com os produtores e toda cadeia produtiva. O maior desafio, talvez, é fazer as coisas no tempo certo, muitas vezes o contrário do que foi ensinado e praticado a vida toda, e acreditar que o resultado vai ser melhor.

A mudança em métodos de produção nas propriedades já refletiu no rendimento da colheita. Produzindo grãos de qualidade, a valorização do produto também foi crescendo e o lucro possibilitou novos investimentos na lavoura. Para incentivar o cultivo de grãos com qualidade, o município de Linhares lançou o Programa de Qualidade de Café Conilon que vai auxiliar os produtores com orientação sobre manejo da lavoura e pós-colheita, dentre outras informações de aprimoramento da safra para agregar qualidade ao produto e consequentemente obter maior visibilidade comercial, aproximando o mercado de cafés de qualidade aos produtores. Cooperativas capixabas consolidadas no mercado, como a Cooabriel e a Coopeavi, já investem forte no quesito qualidade obtendo resultados animadores junto aos produtores e a colocação desse produto em um mercado mais valorizado.

A missão é: elevar o padrão de qualidade dos cafés produzidos no Estado mantendo a aceitação das empresas compradoras e incentivar a produção de cafés especiais para atrair novos olhares do mercado que está disposto a consumir (e pagar) por esses atributos.

Temos muito mais conteúdo especial nesta edição. Boa leitura!

Franco Fiorot, diretor da Campo Vivo Comunicações.

Compartilhar:

Deixar um Comentário