Crédito para incentivar a melhoria da qualidade do café

0

Para conquistar uma boa safra de café, o produtor rural passa por diversos estágios até a colheita do grão. Esse processo envolve desde o planejamento do plantio até o uso correto do maquinário, a fim de não prejudicar a lavoura. E a oferta de crédito para o segmento também é um diferencial para propiciar o investimento em qualidade no campo.

“A disponibilidade de crédito para o setor rural proporciona ao produtor condições de desenvolver e melhorar o trabalho na área”, destaca Alair Giuriato, diretor executivo do Sicoob Leste Capixaba. Ele ressalta que o Sicoob é o maior repassador de recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) e o segundo maior financiador do agronegócio do Espírito Santo.

Giuriato afirma que a cooperativa “tem desde modalidades para cobrir as despesas decorrentes da produção até a industrialização. As condições e os prazos variam de acordo com o retorno do empreendimento”. Para contratar o financiamento, o produtor precisa ter a posse da propriedade e estar em dia com os impostos e com as leis trabalhistas. As garantias do contrato são negociadas de acordo com a operação.

 

Concurso

Segundo o diretor executivo, o Sicoob também apoia iniciativas que incentivem o desenvolvimento do agronegócio capixaba. A instituição financeira cooperativa é uma das parceiras no concurso que vai escolher o melhor café especial de Linhares, no Norte do Estado. No município, que é o maior produtor de conilon capixaba, está sendo feita uma avaliação para identificar o melhor grão, levando em conta itens como sustentabilidade e sabor da bebida.

São dez os finalistas que concorrem às premiações do Concurso de Qualidade do Café Conilon, que é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura de Linhares, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), por meio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Senar, Robusta Coffee, Nestlé, Sebrae-ES e apoio do Sicoob, da Hydra Irrigações e de outras instituições do segmento de agronegócio.

No próximo dia 30, os três primeiros colocados vão receber prêmios em dinheiro, além de certificados de qualidade. Para Alair Giuriato, o envolvimento da instituição financeira cooperativa em ações como essa ajuda a incentivar a melhoria da qualidade do café na região, agregando valor à atividade, e gerando um volume maior de negócios para o município.

Com informações de assessoria

Compartilhar:

Deixar um Comentário