Cecafé: exportação brasileira deve fechar ano em 34,5 milhões de sacas de café

0

O Brasil deve encerrar o ano de 2018 com exportações de 34,5 milhões de sacas de café verde, solúvel e torrado & moído, segundo o diretor geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Marcos Matos. O número, se confirmado, representará um aumento de 12% nos embarques em comparação aos 30,79 milhões de sacas enviadas para o exterior no ano passado. Também dará ao País uma maior participação no mercado global de cafés, com aproximadamente 30% do total.

Em 2017, o café brasileiro correspondeu a 25,8% de todo o café consumido globalmente, mas o porcentual havia sido maior dois anos antes, de 32,5%. “Naquele momento as vendas de outros países exportadores, como Colômbia, Indonésia e Índia, cresceram, enquanto as do Brasil, não”, disse Matos.

Os últimos dados divulgados pelo Cecafé, no início de novembro, referentes a outubro, apontaram exportações de 3,74 milhões de sacas de café verde, solúvel e torrado & moído no mês passado, recorde para o mês e 29,1% superior ao total de sacas exportado em outubro de 2017, de 2,9 milhões de sacas. Em relação a setembro deste ano, quando o Brasil exportou 3,12 milhões de sacas de café, o aumento foi de 20,1%.

Quanto à safra 2018/19, o bom desenvolvimento das lavouras até o momento e a perspectiva de clima favorável tendem a garantir uma “entressafra tranquila”, diz Montes. Em razão deste cenário, os embarques na temporada devem ser da ordem de 35 milhões de sacas. Segundo o direto do Cecafé, a demanda mais expressiva tem vindo de países da Ásia e da Oceania, especialmente Japão e Coreia do Sul, onde o consumo anual cresce em média 4,5%. O consumo global, de modo geral, avança em uma taxa anual de 2,2% ao ano, de acordo com Matos.

CNC

Compartilhar:

Deixar um Comentário