Cecafé busca melhorias no Porto de Vitória (ES)

0

Foto: Gildo Loyola/ A Gazeta

O presidente e o diretor geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Nelson Carvalhaes e Marcos Matos, acompanhados por representantes do Centro do Comércio de Café de Vitória (CCCV), reuniram-se na semana passada com o ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Montes, para relatar a crítica situação do Porto de Vitória, no Espírito Santo.

Como consequência da redução de pessoal do Vigiagro-Vitória, as cargas do segundo maior estado produtor de café do Brasil estão chegando ao destino sem o devido amparo dos Certificados Fitossanitários, resultando em custos de armazenagem e de atrasos pela liberação das cargas em moeda estrangeira, que são repassados aos exportadores.

Pelo Governo, além do ministro Marcos Montes, também participou da audiência o coordenador geral do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), Fábio Florêncio Fernandes, que citou que o Mapa trabalha em diversas frentes diante da gravidade da questão:

1) Realização de força tarefa nos próximos dias com a chegada de dois servidores para reduzir o passivo de certificados. A proposta é manter esse esforço durante os próximos meses;

2) Transferência de um agente de fiscalização do Rio Grande do Sul para Vitória nos próximos 30 dias;

3) Verificação online de documentação, o que permitirá que auditores de outras localidades possam ajudar na avaliação documental;

4) Relatou o indeferimento da remoção de um auditor fiscal da superintendência para o Vigiagro, no Porto, solicitando o apoio do ministro para aprovar tal remoção.

O ministro Marcos Montes apoiou as demandas expostas e se mostrou totalmente a favor da assinatura para a remoção do auditor. O Cecafé apoiará o novo concurso para auditores fiscais do Mapa junto ao Ministério da Economia, que está em fase de aprovação. Também será feita a gestão junto ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) e ao Itamaraty para que as exigências de alguns países sejam questionadas, reduzindo as burocracias para não sobrecarregar a estrutura do Mapa.

Café Point

Compartilhar:

Deixar um Comentário