Cana-de-açucar: riqueza que movimenta a economia

0

baçaço-canaO Brasil é um dos principais países produtores de cana-de-açúcar. De acordo com os dados da UNICA (União das Indústrias de Cana-de-açúcar), a cana-de-açúcar é responsável por aproximadamente 60 bilhões de reais na economia brasileira, tem uma estimativa de ocupar 7 milhões de hectares em todo o país e proporciona mais de 4 milhões de empregos.

O Brasil é responsável por aproximadamente 20% da produção e 40% das exportações de cana-de-açúcar. Mas não é somente na produção de biocombustível e bioeletricidade que a matéria-prima se destaca, o papel reciclado também está ganhando espaço no mercado sustentável.

A ideia de trazer inovação para o comércio de papel e celulose da EcoQuality, a precursora no desenvolvimento de papéis feitos com o bagaço de cana-de-açúcar no Brasil. Criada pelo economista Luiz Machado, a empresa está crescendo e atuando fortemente no cenário nacional e internacional, tendo como principais parceiros a Colômbia, Argentina e Portugal.

Segundo Machado, “o principal benefício do papel EcoQuality é a possibilidade de adquirir um papel reciclado extra branco, 100% bagaço de cana-de-açúcar e zero árvores”.

O papel reciclado de bagaço de cana é uma ótima alternativa para a sustentabilidade, já que de acordo com as pesquisas divulgadas pela UNICA, de todo o resíduo que é gerado apenas 1/3 é utilizado também para as fabricações de adubo, celulose e incineração para a produção de energia termoelétrica. Os 2/3 restantes ainda são aterrados.

A matéria-prima também está presente em mais de 100 países e representa uma importante fonte de mão de obra no meio rural. Apesar desta difusão mundial, o Brasil e a Índia são os principais produtores, chegando a produzir juntos mais da metade da produção mundial.

Sobre a EcoQuality

Criada com o objetivo de unir qualidade, sustentabilidade e inovação, a EcoQuality se tornou referência quando o assunto é papel. Idealizada pela GCE Papeis, a marca utiliza o bagaço da cana-de-açúcar como sua principal matéria-prima.

A inovação chegou ao mercado brasileiro em 2006, após vários meses de pesquisas e contando com uma equipe de total excelência. Os papéis de bagaço de cana-de-açúcar passaram por uma série de mudanças e testes até se tornar o papel alcalino reciclado mais branco do segmento.

Como um produto totalmente sustentável, o papel EcoQuality tem seu ciclo produtivo desenvolvido para trazer o mínimo impacto ao meio ambiente do início ao fim de sua produção.

Compartilhar:

Deixar um Comentário