La Niña pode permanecer por mais tempo

0

Transição para a neutralidade segue durante o outono

Nesta última quinta-feira (10/02) a projeção realizada pelo Instituto Internacional para o Clima e Sociedade (IRI) traz uma maior incerteza sobre o final do período de La Niña. Visto que as temperaturas abaixo da média na superfície do mar enfraqueceram durante janeiro de 2022, embora as águas tenham permanecido mais frias na maior parte do Oceano Pacífico equatorial leste-central e leste.

Em contraste, as temperaturas nas camadas abaixo da superfície tenderam para perto da média durante o mês. E que no geral, o acoplamento oceano-atmosfera refletiu um enfraquecimento do La Niña.

A média das projeções continuam prevendo uma transição para a neutralidade durante o outono. Contudo, algumas componentes atmosféricas sugerem um declínio mais lento do La Niña ao longo do outono.

No entanto, a neutralidade ainda está prevista para retornar no inverno, embora a chance não exceda 57% durante junho-agosto de 2022, refletindo a incerteza associada à barreira de previsibilidade da primavera.

É provável que o La Niña continue durante o outono (77% de chance durante março-maio ??de 2022) e, em seguida, faça a transição para neutralidade (56% de chance durante maio-julho).

Agrolink

Compartilhar:

Deixar um Comentário