Volumes mais expressivos são previstos para o Sul do Brasil, mas chove também em outras áreas produtoras
As chuvas continuam avançando para todo Brasil e o início da semana está sendo marcado por chuvas intensas em várias regiões produtoras do país. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para volumes expressivos nas próximas 24 horas.
As chuvas mais intensas são esperadas para o Sul do Brasil. “Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, afirma o alerta válido para o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O aviso é válido até as 21h da próxima terça-feira (28).
Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!
De acordo com as previsões do modelo Cosmo, do Inmet, as chuvas devem persistir durante a semana no Sul do Brasil. O estado gaúcho pode voltar a ter volumes ainda mais significativos, entre 60mm e 90mm até a próxima quarta-feira (29).
A partir de quinta, a chuva pode dar uma trégua na região Sul, mas de forma rápida. Já no dia 2 de dezembro, próximo sábado, um novo sistema deve avançar pela região, devolvendo as áreas de instabilidade.
Veja o mapa de previsão de precipitação para os próximos dias no Sul do Brasil:
O Inmet também emitiu alerta para chuvas intensas para o Centro-Oeste e Sudeste do Brasil neste início de semana. De acordo com a publicação, é prevista chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
“A semana se inicia com a continuidade das instabilidades, promovendo mais chuvas. Entre o leste do Amazonas e o oeste e sul do Pará, no Amapá e no oeste do Tocantins, a chuva será mais frequente. Fortes pancadas acompanhadas por raios e trovoadas também são esperadas em outras regiões, enquanto o sol aparece intercalando momentos de melhoria”, complementa a Climatempo.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Notícias Agrícolas