Calor tem sido problema para desenvolvimento da soja em diversas regiões
As temperaturas devem ficar acima da média em praticamente todo o País, de acordo com a previsão climatológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês de fevereiro. Em toda a região Centro-Oeste o calor deve ser entre 0,5 até 2°C além do normal, condição semelhante também para Norte e Nordeste.
Apenas localidades mais ao leste das regiões Sul e Sudeste, além de alguns pontos isolados, devem registrar anomalia dentro ou abaixo da média. Com isso, segundo a previsão climatológica do Inmet, a temperatura média para fevereiro ficará torno dos 30ºC em áreas do Amazonas, Pará, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Matopiba, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Veja abaixo os mapas de anomalia de temperatura (à esquerda) e temperatura média (à direita).
Anomalia de temperatura e temperatura média para fevereiro. Fonte: Inmet
Previsão de chuvas para os próximos dias e prognóstico de fevereiro
Em relação às chuvas, o NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional) prevê, para o período entre os dias 1 e 9 de fevereiro, os maiores volumes de chuva mais concentrados na Região Norte, norte de Mato Grosso e partes do Matopiba e Minas Gerais, superando até 100 milímetros em algumas áreas. A quantidade será menor no sul de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Sudeste e, principalmente, no Rio Grande do Sul e Nordeste.
Para o período entre 9 e 17 de fevereiro, as chuvas devem retornar para o Rio Grande do Sul e ficar mais espalhadas pela região Centro-Oeste, chegando também ao Mato Grosso do Sul, e pelo Matopiba. Confira os mapas do NOAA:
Precisão de chuvas entre os dias 01 e 17 de fevereiro. Fonte: NOAA
No mês de fevereiro como um todo, o prognóstico do Inmet é de que as chuvas sejam abaixo da média em parte da Região Norte e em áreas da Região Sul e dos estados de Mato Grosso e Goiás. Em grande parte do Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste, além de áreas do Pará, Amapá, Tocantins e Paraná, as chuvas devem ser dentro ou ligeiramente acima da média.
Segundo o instituto, considerando o impacto para a safra brasileira de grãos: “é possível observar que áreas do Brasil Central e do Matopiba apresentaram aumento na umidade do solo devido ao retorno das chuvas mais regulares nos meses de dezembro/2023 e janeiro/2024, possibilitando o avanço da semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. Para fevereiro/2024, a previsão de chuva acima da média irá contribuir para a manutenção da umidade no solo e o desenvolvimento das lavouras de primeira safra”.
Na Região Sul, “os volumes de chuva previstos acima da média para o mês de fevereiro/2024 tendem a manter os níveis de água no solo elevados, favorecendo o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra, além da semeadura e colheita de parte das lavouras. Entretanto, em áreas onde a previsão indica chuvas próximas ou ligeiramente abaixo da média, podem afetar o desenvolvimento dos cultivos em estágios fenológicos de maior necessidade hídrica”.
Perigo de chuvas intensas nesta quinta-feira (01)
O Inmet alerta para grande perigo de tempestade nesta quinta-feira (01) no litoral sul do Rio de Janeiro. Também há risco de chuvas intensas em todos estado fluminense, parte de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Palmas, Maranhão, Pará, Rondônia e Amazonas.
Alertas de riscos de chuvas intensas no Brasil. Fonte: Inmet
Notícias Agrícolas