Os 10 melhores lotes de café conilon da safra 2016, produzidos na área de ação da Cooperativa, foram premiados no XIII Concurso Conilon de Excelência Cooabriel, na tarde desta quarta (19/10) em São Gabriel da Palha-ES, numa cerimônia que reuniu cafeicultores, empresários da indústria e comércio do café, técnicos, autoridades, representantes de empresas de fomento, lideranças do agronegócio e do cooperativismo.
Os sócios, Gerson Santana, da cidade de Mantenópolis-ES e Leonardo Cuquetto, de São Gabriel da Palha-ES, foram os campeões da 13ª edição Concurso.
Gerson Santana, campeão na categoria cereja descascado, venceu com um lote de 22 sacas de café. Produzido no Sítio Santana, Cº Jacutinga, da cidade de Mantenópolis, em região de mais de 600 metros de altitude, o café, além do processo de descascamento, recebeu secagem em terreiro de estufa e obteve média de 85,84 pontos.
Leonardo Cuquetto, campeão na categoria café natural, venceu com lote de 16 sacas com pontuação média de 84,22. O café foi produzido no Sítio Morro Alto, Cº Iracema – São Gabriel da Palha, e utilizou processo de secagem em terreiro de cimento. Dentre as técnicas de manejo tradicional, o café também recebeu um acompanhamento homeopático em todas as fases de produção, com trabalho de terapias, realizado pela terapeuta naturalista, Jocelina Araújo Cuquetto, mãe do Leonardo.
O segundo lugar da categoria natural, foi do sócio, Wilson Luciano Mont Mor, com café produzido no Sítio Raphalys, C Afluente do Cº Rio Novo, Alto Rio Novo-ES. O lote foi de 13 sacas, café cereja descascado, seco em terreiro de estufa, com média 84,02 pontos. Já o segundo lugar da categoria natural, foi do sócio, Valmir Herzog, café produzido na Fazenda Herzog, Cº Barra do Guarani, Nova Venécia-ES, com secagem em terreiro de cimento. O lote de 11 sacas, recebeu média de 83,61 pontos.
Com mensagens bastante otimistas frente ao futuro do café de qualidade, mesmo diante das crises, palestrante e autoridades, trouxeram boas perspectivas para os cafeicultores. “Dificuldade é um momento de oportunidades. Portanto, temos oportunidade para enxergarmos novos horizontes. Acredito no conilon de qualidade e digo que sem café conilon jamais teremos aumento de consumo” – destacou o presidente do Sindicato da Industria de Café – SINCAFÉ e 1º Vice presidente da Associação Brasileira da Industria do CAFÉ – ABIC, Sr. Egídio Malanquini, em sua palestra durante a cerimônia.
Os 10 lotes finais foram cafés produzidos em 05 municípios capixaba e apresentaram notas médias acima de 81 pontos, revelando cafés de excelentes qualidades, com grande padrão de bebida, apurados mesmo diante da pior crise hídrica da história do Espírito Santo.
O concurso premiou os 05 lotes da categoria café natural e os 05 lotes da categoria cereja descascado e distribuiu aos 10 vencedores o equivalente a 92 sacas de café em prêmios.
Parceiros: Os patrocinadores do XIII Concurso Conilon de Excelência, foram importantes parceiros na realização de todas as fases da iniciativa. E seus representantes, abrilhantaram a solenidade. São eles:
– Sicoob, Patrocinio Diamond;
-Grupo Tristão/Reacafé, Patrocinio Gold;
– Fertilizantes Heringer, Patrocinio Gold;
– Sistema OCB/SESCOOP-ES, Patrocinio Silver;
– BASF, Patrocínio Silver.
Desde o ano de 2003 – A Cooabriel realiza este concurso desde o ano de 2003, quando criou critérios e padrões para apuração sensorial da variedade, dos quais, foram norteadores para a criação de outras iniciativas no mercado nacional. “Na época, fomos a campo falar com o nosso produtor sobre o concurso, e sua importância para promover a melhoria da qualidade do grão. E ano a ano, fomos identificando potenciais produtores de qualidade” – falou o presidente, Antônio Joaquim de Souza Neto, um entusiasta desta iniciativa. “A Cooabriel teve um papel importante no estímulo à melhoria da qualidade do café conilon. Os sócios, que nesses treze anos, participaram dos concursos da Cooperativa, foram os grandes colaboradores da melhoria do café conilon e ajudaram a mostrar ao mercado o potencial desta variedade de café”- destacou.