O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), por meio do Sistema Integrado de Bases Geoespaciais do Estado do Espírito Santo (Geobases), apresentou à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) o novo mapeamento que está sendo concluído em todo o Espírito Santo, que inclui entre seus produtos as áreas com produção de café no Estado. O objetivo é a qualificação das informações para o levantamento mais preciso das safras.
“A Conab e o Incaper são instituições que por interesse em comum fazem o levantamento de safra no Espírito Santo todo ano, e utilizando o Geobases como ferramenta de qualificação de informações teremos resultados mais precisos. Esse trabalho também está sendo realizado em conjunto com outros órgão dos estados de Minas Gerais e São Paulo e se nós fizermos esse esforço vamos ter uma evolução extraordinária nas informações estatísticas”, ressaltou o superintendente de Informações do Agronegócio da Conab em Brasília, Aroldo Antônio de Oliveira Neto.
O Sistema Integrado de Bases Geoespaciais do Estado do Espírito Santo (Geobases) é a Infraestrutura de Dados Espaciais oficial do Estado, formando um conjunto de planos de informações de uso comum para mais de 100 instituições integrantes do sistema e para a sociedade em geral. O banco de dados abrange todo o Espírito Santo e as instituições que o integram trocam informações geográficas em tempo real.
“Mostramos à Conab o novo mapeamento de todo o Estado que está em fase de conclusão, um dos melhores do Brasil em relação ao detalhamento. Nesse mapeamento é possível visualizar imagens com excelente resolução espacial (pixel de 25 cm) e com modelos em 3D, e com isso a previsão de safra de café terá mais confiabilidade. Esse uso do mapeamento poderá servir de exemplo para outras culturas”, disse o coordenador técnico do Geobases, Giuliano Grigolin.
Para o técnico de operações da Conab no Espírito Santo, Paulo Roberto de Luna, essa ferramenta é de grande importância para que os dados saiam de uma pesquisa de amostragem e passem a ter um resultado mais preciso. “Fizemos a última estimativa de safra de café no estado no mês de setembro e estamos na expectativa de uma produção de 9.149 milhões de sacas de café entre arábica e conilon. Com o mapeamento teremos capacidade de levantar essas informações com mais clareza”, disse.
A previsão é que o mapeamento seja concluído em até um ano. “A nossa parceria com a Conab é histórica há mais de 10 anos e sempre usamos o método científico para as estimativas de safras. Com o Geobases usaremos muito das tecnologias em geoprocessamento para mapear a área de café no Espírito Santo, o que garante qualidade nas informações”, ressaltou o coordenador do Polo Estadual de Cafeicultura do Incaper, Romário Gava Ferrão.
Sobre o Geobases
O Portal Geobases propicia um ambiente com funcionalidades para que usuários de várias instituições e de diferentes áreas de atuação possam acessar, atualizar, corrigir e “baixar” informações espaciais via web, pelo endereço www.geobases.es.gov.br. Entre os integrantes do Geobases estão órgãos federais, estaduais, municipais, empresas privadas e sociedade em geral.
O Geobases conta com uma Secretaria Executiva, cujo secretário é o Diretor-Presidente do Incaper, e uma Unidade Central com a Coordenação Técnica, que, juntamente com o Conselho de Convenentes e as demais instituições conveniadas, realizam de forma integrada a gestão de todo o sistema.
Esse Sistema visa consagrar os princípios da eficiência administrativa ao propiciar, dentre outras coisas: A prática de cooperação mútua entre diferentes organizações na estruturação de um banco de dados espacial; as funcionalidades para que o usuário execute trabalhos e atualize sua base de dados geoespaciais em tempo real, via web e a não duplicidade de esforços e recursos financeiros dos entes integrantes na aquisição de uma mesma informação espacial.
Vanessa Covosque