A Procafecol S.A., companhia que opera de maneira exclusiva a marca e a cadeia de lojas Juan Valdez Café, iniciou o ano de 2016 com excelentes resultados. Os dados registrados no primeiro trimestre de 2016 refletem a consolidação da estratégia de expansão da marca através de todos os seus canais comerciais.
O desempenho positivo da companhia se refletiu nas receitas operacionais obtidas durante o primeiro trimestre de 2016, os quais subiram para 58,649 bilhões de pesos (US$ 18,94 milhões), 28% a mais que os 45,666 bilhões de pesos (US$ 14,75 milhões) obtidos no mesmo trimestre de 2015.
Além do bom desempenho das receitas, é importante ressaltar o excelente comportamento dos custos e gastos. O custo de vendas medido como sua participação nas receitas operacionais passou de 39,8% no primeiro trimestre de 2015 a 37,1% em 2016. Isso é explicado principalmente pelas negociações de longo prazo feitas com os fornecedores. Os gastos por atividades operacionais reduziram sua participação como porcentagem das receitas em 2,7%, passando de 59,7% em 2015 para 57% no atual trimestre desse ano.
A estratégia de expansão, que tem sido um dos motores de crescimento mais destacados nos últimos anos, continuou se fortalecendo em 2016 e, para o primeiro trimestre, realizou-se a abertura de três lojas Juan Valdez na Colômbia e sete lojas no exterior.
Ao fechamento de março de 2016, a companhia totalizou 232 lojas no mercado local e 115 lojas em outros mercados. Dessa maneira, a presença da cadeia Juan Valdez alcança 347 lojas de café premium colombiano em todo o mundo.
De acordo com o comportamento geral dos resultados da companhia, todos os canais mostraram um aumento em suas receitas frente ao primeiro trimestre do ano anterior.
Com esse desempenho, durante o primeiro trimestre do ano a companhia alcançou um EBITDA de 7,597 bilhões de pesos (US$ 2,45 milhões), mais do triplo frente aos 2,502 bilhões de pesos (US$ 808.213) obtidos no mesmo período do ano anterior.
O lucro líquido procedente da operação da Procafecol S.A. no fechamento do primeiro trimestre de 2016 foi de 1,811 bilhão de pesos (US$ 585 mil), 82% a mais que os 997 milhões de pesos (US$ 322,05 mil) obtidos no mesmo período de 2015.
Federación Nacional de Cafeteros