Linhares lança linha de cafés especiais cultivados por famílias do interior do município

0

Cinco rótulos já são vendidos em dois formatos: em grãos para cafeterias, e torrado/moído para o consumidor final

Fotos: Secom/Kevin Fracalossi

Linhares é um dos líderes na produção de café conilon em todo o Espírito Santo e no cenário nacional. Tanta abundância de grãos fez cinco famílias do interior do município e que integram o Plano Municipal Linhares Coffee da secretaria municipal de Agricultura, abraçarem a iniciativa de produzirem cafés especiais. E com um ingrediente que faz toda a diferença na degustação da bebida: o envolvimento direto das famílias, desde a produção dos grãos até o produto final.

O lançamento dessa linha especial foi realizada na última sexta-feira, dia 29, numa tarde de alegria e confraternização entre produtores e parceiros do projeto: o Incaper, Sebrae e o Oriundi Supermercados. Num primeiro momento, os cafés foram lançados na Cafeteria Agnos Coffee, no bairro Três Barras, e em seguida no Oriundi Supermercados, no mesmo bairro.

Os grãos são produzidos em cinco propriedades, que estão localizadas em São rafael (3), Córrego Doutor Jones e uma em Baixo Quartel. Os cinco rótulos já são vendidos em dois formatos: em grãos para cafeterias, e torrado/moído para o consumidor final, e foram batizados de Café Especial Duda Coffee, Peruchi Coffee, Café Pai e Filho, Café Recanto do Conilon e Café Sítio Lagoa Terra Alta.

Todos os cafés especiais são produzidos por meio de uma técnica implantada pela Prefeitura de Linhares alinhada às ações do Linhares Coffee: os terreiros suspensos, que foram responsáveis por abrir novas perspectivas de mercado para os produtores. É importante destacar que, para receberem os terreiros e a assistência técnica necessária para a produção dos grãos nobres, todos os beneficiados passaram por um rigoroso processo seletivo conduzido pela secretaria municipal de Agricultura.

O secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot, destaca que a demanda cafeeira nacional está em constante crescimento. Dessa forma, novidades como o lançamento da linha especial de cafés produzidos em Linhares chegam para provocar os sentidos de novos compradores, mantendo as vendas desse mercado elevadas.

“Estamos vivenciando uma plena evolução no mercado de cafés especiais, como já aconteceu em outras grandes categorias de bebidas, ao exemplo de sucos e cervejas. O segmento cresce 15% ao ano, contra 3% da linha regular. O paladar é um caminho sem volta e essa mudança vem muito pelo jovem, que está presente na produção destes grãos também na cidade de Linhares”, declara.

Apresentando os produtos como conceito de momentos de consumo e não somente como sabor ou proveniência do café, como as pessoas já estão acostumadas, os cinco rótulos produzidos em Linhares buscam se identificar com seus consumidores em sua experiência diária com o café.

“Acredito no nosso município e acredito nesse tipo de agricultura, de negócio. A exemplo do café, temos condições de agregar valor em muitos produtos que produzimos aqui em Linhares, como queijos, cachaças e o cacau. Temos condição de transformar Linhares em uma cidade de produtores premium. Temos que ser ‘os produtores’, e a consequencia disto será mais empregos”, detalha o produtor André Duda, que está bastante entusiasmado.

O prefeito Bruno Marianelli participou do lançamento dos cafés especiais e destacou os esforços da Prefeitura de Linhares  para fomentar a economia. “Nossas equipes tentam eliminar todas as barreiras burocráticas para aqueles que querem produzir. E isso não só no campo, como na cidade também. Temos levado adiante diversas medidas de desburocratização e simplificação para o setor produtivo. Ainda temos muito o que fazer, mas saliento que o Município de Linhares tem criado um ambiente propício ao desenvolvimento, e vocês nos provam exatamente isso num momento em que Linhares agora produz cafés especiais”, disse.

Após o momento com os produtores na Agnos Cafeteria, os cafés foram expostos e comercializados no Oriundi Supermercados com música de concertina.

Prefeitura de Linhares

Compartilhar:

Deixar um Comentário