Dia de campo sobre micro-terraceamento em lavouras de café atrai 500 agricultores em Ibatiba

0

dia de campo ibatibaCerca de 500 pessoas, entre cafeicultores, técnicos, estudantes e representantes de diversas empresas do setor cafeeiro, participaram do dia de campo sobre mecanização do café, com o tema “Micro-terraceamento em Lavouras de Café”, realizado na manhã desta terça-feira (11), em Ibatiba, no Sul do Estado. O evento aconteceu na Fazenda Boa Esperança de propriedade de Antônio Gomes.

“Os cafeicultores tiveram a oportunidade de adquirir conhecimento sobre diversas tecnologias e implementos para o setor que visam aumentar a produtividade e facilitar o manejo das lavouras, reduzir os custos de produção e minimizar os impactos da erosão, favorecendo a captação de água no interior da lavoura”, segundo o extensionista do Incaper de Ibatiba, Cristiano Catheringer.

O dia de campo contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, dentre elas, o gerente de Agroecologia e Produção Vegetal da Seag, Marcos Magalhães, que destacou a importância de momentos assim para estimular os cafeicultores. “Os produtores de vários municípios buscam, a todo momento, novidades para o setor, informações sobre mercado e tecnologias para aumentar a lucratividade da cafeicultura”.

Os cafeicultores foram divididos em grupos para visitar o interior da lavoura. Primeiro receberam a capacitação “Micro-terraceamento em Lavouras de Café”, ministrada pelo extensionista do Incaper lotado em Marechal Floriano, Cezar Abel Krolling; em um segundo momento, foi feita a demonstração sobre como realizar a abertura e a construção dos micro-terraços. Por fim, foram apresentados diversos implementos agrícolas que podem ser usados no manejo da lavoura como tratores, adubadeiras, pulverizadores, trinchas dentre outros.

Em seguida, os presentes participaram da palestra intitulada “Custo de Implantação e Manejo da lavoura com micro-terraceamento”, ministrada por Eduardo de Souza Vimercate, profissional da consultoria Katucai, empresa responsável pela assistência técnica e gerencial do Senar.

O evento foi uma parceria entre o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a Secretaria de Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag), a Prefeitura de Ibatiba e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Incaper

Compartilhar:

Deixar um Comentário