Demanda americana por café está pressionando preços para cima

0

cafe xicaraOs consumidores de café dos Estados Unidos estão consumindo a bebida mais do que nunca, ajudando a enviar o consumo global de café para cima, levando ao aumento dos preços.

A demanda mundial por grãos de café deverá alcançar um recorde nesse ano, à medida que as pessoas de todo mundo estão consumindo mais dessa bebida e os americanos estão liderando isso. O consumo global de café deverá crescer em 1,2% durante o próximo ano, começando em outubro, e o consumo americano deverá aumentar em 1,5% somente nesse ano. O café também alcançou um pico de popularidade na China, Japão e Índia, que deverão demandar mais café do que nunca localmente.

“Com os Estados Unidos sendo o maior consumidor, qualquer crescimento na demanda criará mudanças massivas no equilíbrio entre demanda e oferta”, disse o gerente de portfólio e analista de commodities do Loomis Sayles, Harish Sundaresh.

A alta demanda está levando a preços maiores dos grãos. Os preços futuros do café arábica aumentaram em 20% em junho, marcando o maior ganho mensal desde fevereiro de 2014. Os futuros do café arábica agora estão em cerca de US$ 1,4565 por libra, e o Citigroup estima que os preços podem alcançar US$ 1,50 na segunda metade de 2017. Os preços do café robusta também aumentaram, em 4,2% no mês passado.

Além disso, algumas plantações de café não estão tendo um ano excelente no Brasil, o que poderia restringir a oferta e colocar ainda mais pressão de alta sobre os grãos robusta. Os estoques de café também estão caindo com o aumento do consumo global. Os armazéns monitorados pela Organização Internacional de Café (OIC) têm visto os estoques caíram por 11 trimestres consecutivos. Esse tipo de tendência não é vista desde 1995, quando o ICE começou a coletar dados sobre estoques de café.

“Entre a oferta baixa, o clima potencialmente ruim e a demanda global extremamente forte, especialmente nos Estados Unidos, China e Índia, isso continuará fortalecendo os mercados de café”.

CaféPoint

Compartilhar:

Deixar um Comentário