Delegação da Costa Rica visita a cafeicultura capixaba

0
Foto: Fabiano Tristão

Foto: Fabiano Tristão

Uma comitiva da Costa Rica está no Espírito Santo para conhecer a cafeicultura capixaba de arábica e de conilon. Os integrantes foram recepcionados pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Pesquisadores, produtores rurais e técnicos costarriquenhos começaram a visita ao Espírito Santo no município de Brejetuba, onde conheceram a produção de café arábica. Nesta terça-feira (14), eles estiveram na sede do Incaper, pela manhã. À tarde, foram conhecer uma propriedade rural referência no cultivo de conilon no município de Fundão. O roteiro termina no Norte do Estado, com visitas a Marilândia e São Gabriel da Palha.

“A Costa Rica é referência mundial em sustentabilidade”, disse Romário Gava Ferrão, pesquisador do Incaper e coordenador do programa estadual de cafeicultura. “A evolução do conilon não foi por acaso. Foi fundamentada num planejamento estratégico. Está ligada a uma base tecnológica e a mais de 30 anos de pesquisa aplicada. Além disso, o produtor capixaba é pequeno, mas é muito empreendedor. Só com muito planejamento a cafeicultura capixaba chegou no patamar em que está hoje”, acrescentou Ferrão.

“Vim para conhecer as variedades de café desenvolvidas aqui e aprender um pouco mais sobre café”, disse José Hernandes, cafeicultor na Costa Rica. O também produtor rural e engenheiro agrônomo Luís Campos complementou: “Quero ver qualidade”. “Estamos no lugar certo. O Incaper faz um excelente trabalho que permitiu o desenvolvimento da cafeicultura não só do Espírito Santo, mas no país. Parabéns por este trabalho”, disse Oscar Sanchez.

O diretor-presidente do Incaper, Marcelo Suzart de Almeida, apresentou o Instituto aos visitantes: “Esta integração é muito interessante. Já pensamos em levar uma comitiva nossa, do Incaper, até a Costa Rica”, disse. O pesquisador do Incaper/Embrapa Café, Aymbiré Francisco Almeida da Fonseca, lembrou que “esta é a terceira ou quarta vez que o Incaper recebe a visita de representantes da Costa Rica. É importante integrar as potências mundiais em cafeicultura para essa troca de experiências”.

Esta é a segunda visita internacional que o Incaper recebe em pouco mais de uma semana. Um grupo de investidores norte-americanos esteve no Instituto no início deste mês para conhecer um pouco mais a respeito das tecnologias desenvolvidas para o conilon capixaba. “Nós vimos como as variedades do Incaper aumentaram a qualidade do café. É realmente impressionante ver os números com os resultados conseguidos pelo Instituto”, comentou, na ocasião, Nicholas Topjian, que veio de Nova York conhecer as atividades desenvolvidas no Incaper pelas equipes técnicas e de extensão rural.

Juliana Esteves

Compartilhar:

Deixar um Comentário