Cooabriel dá novos passos em seu projeto de exportação

0

Neste ano, dois embarques foram efetuados nos meses de julho e agosto com destino aos EUA

Foto: Cooabriel

A Cooabriel deu novos passos para a continuidade de seu plano de exportação de café. Neste ano, dois embarques foram efetuados nos meses de julho e agosto com destino aos Estados Unidos. Na ocasião foram enviadas 120 toneladas (2 mil sacas de 60kg). Essa foi a primeira exportação direta realizada pela cooperativa. Um novo volume de quase 130 toneladas (2.160 sacas de 60kg) já está previsto para ser enviado para o mesmo destino em outubro.

“Esse projeto já era um sonho e conseguimos alavancar. A exportação é uma possibilidade a mais de mercado e iremos perseguir esse objetivo. As coisas estão caminhando muito bem e acreditamos que vai dar certo”, afirmou o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello.

Segundo o gerente corporativo de mercado da Cooabriel, Edimilson Calegari, o mercado externo é exigente e valoriza certificações e uma cadeia sustentável. “Já estamos nos preparando para atender essas exigências e assim fortalecer a credibilidade de nossa cooperativa neste mercado”, disse.

No processo de estruturação do seu Departamento de Exportação, integrado à Gerência de Mercados, outras ações estão sendo articuladas. A Cooabriel participou da 1ª Rodada de Negócios Virtual do programa Agro.BR voltada ao mercado sul-americano realizado de 14 a 18 de setembro por meio do AgroBR.

O AgroBr,é um projeto da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com foco na internacionalização do agro brasileiro.

Participaram da rodada empresas das áreas de torrefação e distribuição de produtos alimentícios de países da América do Sul, como Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Uruguai.

Nesta rodada, 43 empresas brasileiras foram inscritas e 20 foram selecionadas para participarem na negociação de seus produtos. A Cooabriel conquistou esta oportunidade, após superação das etapas obrigatórias e classificatórias, conforme critério do Projeto CNA/AgroBR, para então, apresentar os produtos (café cru e torrado e moído de marca própria, o Café Guardião), aos possíveis compradores internacionais. Do nosso estado, somente duas cooperativas participaram da Rodada de Negócios, sendo a Cooabriel uma delas.

“Neste ano o modelo de negociação foi diferente em razão da pandemia com uma rodada de negócios virtual. Os produtos foram apresentados a quatro países: Argentina, Chile, Peru e Uruguai. As fichas técnicas dos produtos e as cotações já estão sendo enviadas para as empresas interessadas e podem surgir outras oportunidades ainda neste ano”, finalizou a analista de mercado da Cooabriel, Renata Vaz Cláudio.

Cooabriel

Compartilhar:

Deixar um Comentário